Livro reúne conselhos para evitar o stress no trabalho
Brasil é o segundo país com mais pessoas que sofrem com a síndrome de burnout, logo atrás do Japão
Longas jornadas no escritório, emails no meio da noite, reuniões intermináveis e tantas notificações no celular que ele mais parece um pinheiro de Natal. Você passa por isso ou conhece alguém que se encaixa no perfil. Não é à toa. O Brasil é o segundo país com mais pessoas que sofrem com a síndrome de burnout, distúrbio emocional diretamente ligado ao stress no trabalho. Vítimas do burnout sofrem de um esgotamento extremo, seja pelo grande volume de tarefas ou pela alta responsabilidade em suas rotinas.
Em abril, um dos lançamentos da editora HarperCollins mostra que a resposta para melhorar a produtividade não é ter uma carga excessiva de trabalho, mas perder menos tempo com coisas que induzam o stress.
“O trabalho não precisa ser uma loucura” foi escrito por Jason Fried e David Hansson, criadores da Basecamp, uma das maiores plataformas de gestão de projetos do mundo. Na obra, os empresários norte-americanos mostram o que fizeram na empresa e como isso ajudou no desempenho da companhia e dos funcionários. Eles dizem, por exemplo, que são contra a cultura de reuniões intermináveis e de horas extras.
O livro já vendeu 50 mil exemplares nos Estados Unidos e parou na lista de mais vendidos do The Wall Street Journal.