Janja sai em defesa de Alexandre de Moraes e critica Musk
Primeira-dama diz que bilionário sul-africano ataca a soberania brasileira
A primeira-dama Janja da Silva foi às redes sociais defender Alexandre de Moraes das condenações públicas do bilionário Elon Musk contra o ministro do STF. Ela diz que as falas do empresário sul-africano fazem parte de “uma ação coordenada contra a democracia”, mas que também “visa lucro” e o “mundo civilizado não pode ficar de joelhos”.
“O anúncio de Musk de liberar contas que haviam sido bloqueadas por decisões judiciais é um desrespeito a uma decisão do judiciário brasileiro. Esses perfis são utilizados para disseminar fake news, ódio e misoginia, e também para sustentar a tentativa de golpe do 08 de janeiro de 2023”, afirmou Janja no X (antigo Twitter), rede social que pertence justamente a Musk.
Novamente não me surpreende a postura do Sr. @elonmusk que, nos últimos dias, tem feito uma série de postagens atacando a soberania brasileira, personificando esses ataques ao Ministro do STF, @alexandre Alexandre de Moraes.
O anúncio de Musk de liberar contas que haviam sido…
— Janja Lula Silva (@JanjaLula) April 8, 2024
Além de sair em defesa ao ministro do STF, a primeira-dama realçou manifestações do próprio Alexandre de Moraes, quando afirmou que “redes sociais não são terra sem lei”. Em dezembro, a conta de Janja no X foi alvo de um ataque cibernético e usada para difundir mensagens misóginas contra a primeira-dama.
No domingo, Moraes determinou que o empresário deve ser investigado no inquérito das milícias digitais. A decisão ocorre após Musk se dirigir, no sábado, ao magistrado e questionar no X: “Por que você está exigindo tanta censura no Brasil?”.
A manifestação começou a circular entre parlamentares da oposição, enquanto integrantes do governo defenderam o ministro do STF. O presidente da Suprema Corte, Luis Roberto Barroso, também se posicionou em defesa de Moraes.