O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, e o secretário nacional de Políticas Penais, Rafael Velasco, receberam nesta quarta-feira uma comitiva de Sergipe, comandada pelo governador Fábio Mitidieri, em Brasília. A delegação sergipana encaminhou uma série de demandas para a segurança do estado que foram analisadas pelo governo federal.
Uma das necessidades apresentadas foi a reforma nas unidades prisionais e a ampliação de vagas. O secretário Rafael Velasco disse que as unidades prisionais vão passar por inspeções para verificar se precisam de obras e garantiu a destinação de mais de 5,7 milhões de reais para qualificar a segurança do estado.
“Serão entregues viaturas para as áreas de Inteligência, Ouvidoria e Corregedoria. Também serão entregues equipamentos de raio-x para inspeção de materiais e alimentos, equipamentos de bodyscan e portais detectores de metais, dentre outros”, disse Velasco.
As autoridades acordaram a instalação de oficinas para trabalho dos presos e equipamentos para aulas EAD e presenciais. Uma equipe do ministério que vai a Sergipe, além de detectar a necessidade de construção de uma nova unidade e reforma das já existentes, vai classificar e identificar os detentos.
“O ministro Flávio Dino, como ex-governador, entendeu, com sua equipe, do que tratamos aqui, e prontamente marcou esse levantamento para o mês que vem. Nossa população está ansiosa”, garantiu Fábio Mitidieri.
Sergipe tem cerca de 6.000 internos, incluindo os que são monitorados por meio de tornozeleira. A população carcerária é dividida em nove prisões.