A Fundação Estudar e a Fundação Lemann, ambas fundadas pelo empresário Jorge Paulo Lemann, acabam de lançar um curso que prepara estudantes para pós-graduações no exterior.
O ‘Prep Pós-Graduação’ é online e gratuito e pretende ampliar o acesso de brasileiros à educação no exterior — especialmente entre jovens pretos, pardos e de baixa renda, dizem as entidades.
Em doze horas de conteúdo gravado — incluindo mentorias e workshops ao vivo –, são abordados tópicos como possibilidades de bolsas, dicas de redução de custos de candidatura, estrutura dos testes de idiomas, cartas de recomendação e marketing pessoal.
“É necessário apoiar os brasileiros nesse processo, ampliando as chances de serem bem-sucedidos. Queremos que mais jovens se sintam inspirados e motivados a considerar este caminho, sabendo que é uma possibilidade que está ao alcance deles”, diz Juliana Kagami, coordenadora de Estudos no Exterior da Fundação Estudar.
Enquanto a Fundação Estudar existe para formar lideranças brasileiras, por meio do apoio ao desenvolvimento pessoal e profissional de jovens, a Fundação Lemann é focada em iniciativas para a educação pública no país.