Falta de procuradores pode ter favorecido esquema de fraudes no HC
A Polícia Federal cumpriu nesta segunda-feira dois mandados de busca e apreensão em alguns setores dos Hospital das Clínicas, em São Paulo, além de conduzir coercitivamente um diretor da entidade. A operação Dopamina, deflagrada ontem, busca desarticular um esquema de desvio de recursos públicos na compra de equipamentos médicos para pacientes que sofrem de Mal de […]
A Polícia Federal cumpriu nesta segunda-feira dois mandados de busca e apreensão em alguns setores dos Hospital das Clínicas, em São Paulo, além de conduzir coercitivamente um diretor da entidade. A operação Dopamina, deflagrada ontem, busca desarticular um esquema de desvio de recursos públicos na compra de equipamentos médicos para pacientes que sofrem de Mal de Parkinson.
Entretanto, a falta generalizada de procuradores do Estado de São Paulo, que prejudica a defesa judicial do Estado, pode ter sido preponderante para esse esquema de corrupção.
A consultoria jurídica do HC ainda não foi assumida pela PGE por falta de procuradores, segundo constata a Associação dos Procuradores do Estado de São Paulo (APESP).
Cálculos da entidade mostram que o Estado carece de 295 procuradores de um quadro total de 1 203. Não há previsão para a realização de novo certame, que aguarda apenas a autorização do governador Geraldo Alckmin.
(ATUALIZAÇÃO às 11h15: Ao contrário do que foi informado, a PF não emitiu, mas sim cumpriu dois mandados de busca e apreensão).
(ATUALIZAÇÃO às 15h46: A PGE entrou em contato com a coluna e informou que de fato a consultoria jurídica do HC não foi assumida por eles, mas esse departamento não atua no contencioso, ou seja, a falta de procuradores na consultoria jurídica não implicaria em nada para evitar o suposto esquema de fraudes no hospital).