Dino manda 100 agentes da Força Nacional para a Terra Yanomami
Ministro determinou o reforço das bases da Funai e postos de saúde antes de iniciar ações mais ostensivas da operação de combate ao garimpo ilegal
O ministro da Justiça, Flávio Dino, anunciou nesta segunda-feira o deslocamento de 100 agentes da Força Nacional para a Terra Yanomami. A primeira função do efetivo será proteger as bases da Funai e os postos de saúde já que há previsão de ações ostensivas nos próximos dias.
A operação de combate ao garimpo ilegal, que também abrange as Forças Armadas e a Polícia Federal, está em transição da fase de saída de 15.000 garimpeiros do território para a segunda etapa de combate mais efetivo. A população irregular do território indígena deve ser retirada compulsoriamente na nova fase da diligência que inicia nesta semana.
“Apreensão e destruição de equipamentos, para que não voltem a ser utilizados, e destruição de pistas clandestinas. Pode envolver a prisão em flagrante de pessoas que eventualmente ali ainda estejam”, explicou o ministro durante evento em que apresentou a equipe do novo Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária.
Dino apontou um fluxo de saída de milhares de pessoas da Terra Yanomami e disse que o movimento não significa impunidade aos garimpeiros em deslocamento, pois as investigações seguem de forma paralela. A operação, porém, prioriza financiadores, donos dos garimpos ilegais e responsáveis pela lavagem do dinheiro da atividade irregular.