Dilma absolve Alckmin do ‘golpe’ e afaga o ex-tucano em Porto Alegre
Então governador de São Paulo foi um dos apoiadores do impeachment da ex-presidente, em 2016
Sob gritos de “guerreira da pátria brasileira”, Dilma Rousseff (PT) participou de evento com Lula (PT) e Geraldo Alckmin (PSB) na tarde desta quarta, em Porto Alegre (RS).
A ex-presidente, que comandou o país no mesmo período em que Alckmin chefiava o estado de São Paulo, mostrou que divergências políticas são águas passadas e fez afagos ao ex-tucano, um dos apoiadores de seu impeachment em 2016.
“Naquela época a gente fazia parceria, né, governador Alckmin? Nos tínhamos a capacidade de, independentemente dos partidos políticos que representávamos, colocar toda a função pública, que é servir ao povo do país, o povo de diferentes estados da federação (…)”, afirmou.
Entre as parcerias coordenadas entre União e governo estadual, citou a ex-presidente, destacaram-se os programas sociais Bolsa Família e o Minha Casa, Minha Vida.
De fato, Dilma e Alckmin chegaram a dividir as mesmas trincheiras em mais de uma ocasião. Durante os protestos de 2013 contra os aumentos nas tarifas do transporte, os mandatários sentiram o peso que pode ter a opinião pública e viram a popularidade despencar em meio à onda de manifestações.
Na esteira do desgaste político de Dilma no ano seguinte e com a ideia de impeachment sendo ventilada logo após a reeleição da petista, o PSDB de Alckmin passou a defender o pedido de impedimento do mandato da então presidente.
Nesta semana, em entrevista à Rádio Bandeirantes de Porto Alegre, Lula chegou a negar que Alckmin tenha apoiado o movimento contra Dilma — o que não é verdade. O ex-governador não apenas defendeu publicamente a perda do mandato da ex-presidente como participou de manifestações pró-impeachment na Avenida Paulista.