Empatado tecnicamente com Simone Tebet em terceiro lugar nas pesquisas a menos de duas semanas do primeiro turno, Ciro Gomes lançou nesta quarta sua mais nova propaganda eleitoral, com o primeiro de três episódios da “fábula dos dois ladrões”.
A peça do marqueteiro João Santana mira Lula, líder isolado em intenções de voto, e Jair Bolsonaro, o segundo, com quase 30 pontos à frente do candidato do PDT — mas os nomes dos dois não são citados no vídeo, protagonizado por dois atores.
A narradora abre a propaganda dizendo que “dois ladrões conversavam num banco de praça sobre quem era o maior ladrão dos dois”.
“O maior sou eu. Eu roubei uma cidade inteira”, declara o primeiro. “Ora, ora. Eu roubei foi um país todo”, rebate o segundo.
“Ah! Grande coisa. Eu roubei a memória das pessoas”, insiste o ladrão número 1. “Eu roubei foi a alma delas”, responde o número 2.
O diálogo prossegue com o primeiro desdenhando do interlocutor e afirmando que roubou todo um passado. “Pensa que foi fácil?”, questiona.
“Que passado, que passado. Sai dessa. Eu roubei foi todo o futuro das pessoas”, declara o adversário.
O primeiro ladrão então se rende: “Tá, tá, tá, você venceu. Eu não tenho a menor ideia de como se rouba um futuro. Como é que você conseguiu isso?”.
“Fácil. Eu disse que se elas não me deixassem roubar o futuro delas, quem iria roubar era você. Como eu sou o ladrão do bem e você é o ladrão do mal, elas preferiram ser roubadas por mim”, conclui o segundo ladrão, às gargalhadas.
Ao estilo de um filme antigo, uma mensagem na tela anuncia que haverá continuação. E o novo slogan “Vote em 1 se livre dos 2” encerra o vídeo, com os dois dígitos formando o número de urna de Ciro.
Veja a propaganda:
https://twitter.com/cirogomes/status/1572556274138595328