Deputados vão abordar situação da bacia do Paraopeba com Ricardo Salles
Rompimento da barragem de Brumadinho contaminou bacia e ministro não falou sobre direcionar recursos para sua recuperação
O ministro Ricardo Salles participará de reunião da Comissão de Meio Ambiente às 10h. Um dos pontos que será abordado pelos parlamentares são os 250 milhões referentes às multas aplicadas à Vale pela tragédia em Brumadinho em investimentos nos sete parques nacionais de Minas e não para a questão da bacia do Paraopeba.
Com o rompimento da barragem da mineradora, 34 pontos da bacia foram infectados com metais pesados em quantidades acima do permitido. Uma forma de mitigar o impacto seria investir em restauração florestal e retirada dos elementos da água.
O MDB socioambiental, núcleo do partido destinado a tratar de assuntos relativos às questões ambientais, promete pressionar Salles quanto ao tema.
“Os parques não estão situados na região do acidente e destinar os recursos da multa aplicada pelo IBAMA à eles não irá trazer nenhum benefício para a bacia hidrográfica do rio Paraopeba”, explica o presidente nacional do MDB socioambiental Breno Carone.