Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Deputado pressiona para lei de apoio à reciclagem ser colocada em prática

Projeto sancionado em 2022, que prevê dedução do Imposto de Renda para estimular reaproveitamento, ainda não foi regulamentado

Por Ramiro Brites Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 16 Maio 2024, 00h01 - Publicado em 8 jun 2023, 10h01
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Aprovada em 2021 no Congresso, a lei 14.260/21 só foi sancionada em 2022 após a derrubada de vetos presidenciais. Mais de nove meses depois, a norma ainda não foi regulamentada.

    A lei garante a dedução do Imposto de Renda a empresas ou pessoas físicas comprometidas em projetos de reciclagem. O deputado Carlos Gomes (Republicanos-RS) pede celeridade na regulamentação.  

    “Precisamos permitir que a lei seja colocada em prática oquanto antes, para que os projetos de reciclagem comecem a ser enviados e aprovados pelo Ministério do Meio Ambiente”, disse. 

    O Brasil recicla apenas 4% dos resíduos sólidos produzidos no país, mostram dados da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais. Alguns segmentos, porém, apresentam números melhores, resultado de parcerias entre empresas e a administração pública. 

    Segundo Cátilo Cândido, da Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alumínio, em 2022 100% das latinhas foram recicladas, número histórico, mas resultado de projetos eficientes de longo prazo.  

    “Com a Lei de Incentivo à Reciclagem teremos mais aderência de novos setores e empresas. Instrumentos econômicos como esse são essenciais para que a reciclagem alcance patamares tão elevados como o da latinha de alumínio, que já recicla acima de 95% na média há mais de 15 anos”, afirmou o presidente executivo da Abralatas.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    1 Mês por 4,00

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.