Após fortes críticas, a prefeitura do Rio emitiu nota em que procura consertar declarações feitas pelo prefeito Marcelo Crivella sobre o incêndio que consumiu o Museu Nacional.
Mais cedo, Crivella disse que pretende reconstruir a instituição das cinzas, “recompor cada detalhe eternizado em pinturas e fotos e ainda que não seja o original” (ver abaixo).
A declaração gerou forte reação. Além do casarão histórico, o local guardava 20 milhões de peças de valor inestimável, como múmias do Antigo Egito.
Em poucas horas, o post de Crivella recebeu 2.400 comentários, majoritariamente negativos.
Veja o que diz a prefeitura agora:
“A Prefeitura do Rio esclarece que, em nota divulgada mais cedo, no trecho “…reconstruí-lo das cinzas, recompor cada detalhe eternizado em pinturas e fotos e ainda que não seja o original” o prefeito Marcelo Crivella refere-se ao prédio do Museu Nacional e não ao acervo, como pode ter sido interpretado equivocadamente por alguns. Itens de valores inestimáveis foram perdidos e jamais poderão ser recuperados. A estrutura do Palácio Imperial foi o que restou desta tragédia. A Prefeitura dará apoio ao governo federal na tentativa de recuperá-lo, para salvar, ao menos, esta obra arquitetônica de valor incomensurável para o Brasil“.