A CPI das Pirâmides Financeiras da Câmara vai ouvir, nesta terça, representantes das empresas Hurb e Booking.com, a pedido do deputado Duarte Junior.
O diretor da corretora de criptomoedas Binance no Brasil, Guilherme Haddad Nazar, também prestaria depoimento, mas sua oitiva deve ser adiada para a próxima quinta-feira.
O deputado Alfredo Gaspar solicitou a convocação de Nazar, como testemunha, para prestar esclarecimentos sobre a atuação da empresa na gestão de criptomoedas, a relação com a representante B Fintech Serviços de Tecnologia e sobre possíveis parcerias com empresas nacionais envolvidas em serviços financeiros associados às criptomoedas.
Segundo a equipe da Binance, o diretor da empresa está em voo, retornando de férias no exterior. Ele teria sido notificado oficialmente na segunda-feira sobre a convocação.
“Por essa razão, a Binance solicitou, hoje (11/09), ajustes na convocação do executivo, pleiteando que Nazar possa comparecer à CPI após seu retorno ao Brasil, a partir de 13/09/23, dia seguinte ao sugerido pela Comissão. A exchange também pleiteou que Nazar possa testemunhar por videoconferência, como os representantes das demais corretoras de criptoativos ouvidos pelos deputados, conferindo tratamento isonômico a todos os atores do ecossistema”, diz nota da empresa.
A CPI ainda convocou Matheus Muller Ferreira de Abreu, um dos líderes da Valquíria, grupo de investigação que busca recuperar valores perdidos.