Congresso pode aprovar indenização para família de Genivaldo
Duas propostas já foram apresentadas com objetivo de garantir reparação de R$ 1 milhão a filhos e viúva de Genivaldo, assassinado por agentes da PRF
Parlamentares articulam a aprovação de dois projetos de lei que visam garantir pensão vitalícia — dentro do teto INSS — e indenização de 1 milhão de reais à família de Genivaldo de Jesus Santos, de 38 anos. Ele foi assassinado por homens da Polícia Rodoviária Federal, em Sergipe, numa espécie de câmara de gás improvisada numa viatura.
O presidente da Comissão de Direitos Humanos do Senado, Humberto Costa (PT-PE), e os deputados federais também petistas Reginaldo Lopes (MG), João Daniel (SE) e Márcio Macêdo (SE) protocolaram nesta sexta as propostas que pedem reparação ao Estado brasileiro pela morte de Genivaldo.
“Conceder essa indenização e pensão de caráter vitalício e indenizatório aos herdeiros é uma das formas de o Estado brasileiro reconhecer que falhou no combate ao racismo em nossa sociedade e na proteção à vida de Genivaldo de Jesus Santos”, diz trecho do projeto apresentado pelos deputados.