A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado promove na manhã desta terça-feira, a partir das 9h, uma audiência pública para debater a situação da dívida das Lojas Americanas, que ultrapassou os 40 bilhões de reais no começo desse ano. A varejista está em processo de recuperação judicial desde janeiro.
Segundo a CAE, já confirmaram presença na reunião o atual CEO da empresa, Leonardo Coelho Pereira, e seu antecessor, Sérgio Rial — ex-presidente do Santander que renunciou nove dias depois de assumir o comando das Americanas, após a a companhia apontar “inconsistências contábeis” da ordem de 20 bilhões de reais.
Também foram convidados e tiveram as presenças confirmadas pela comissão os presidente da Comissão de Valores Mobiliários, João Pedro Barroso do Nascimento, e da Febraban, Isaac Sidney Menezes Ferreira, além do diretor de Relações Internacionais da Federação Brasileira de Bancos, Adauto Duarte.
O debate deve contar ainda com a participação de dois representantes da empresa de transporte e logística Forte Minas, responsável pelas entregas das Americanas no interior de Janeiro: o diretor de operações, Moacir de Almeida Reis, e o diretor comercial, João Wanderley de Oliveira Junior.
A reunião foi sugerida pelo senador Otto Alencar (PSD-BA). “A descoberta das ‘inconsistências’ levou o mercado financeiro a se perguntar se métodos contábeis semelhantes são usados por outras empresas. Esse incidente também é um revés para o mercado de capitais brasileiro”, justificou o parlamentar no requerimento para a realização da audiência.