Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Circo criado por Lula em torno de Maduro mira esquerda e polarização

Ao lado do venezuelano, petista criou uma agenda de embate com o bolsonarismo e voltou a agrupar aliados, então descontentes com o Planalto

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 30 Maio 2023, 07h30

Na semana passada, Lula virou alvo de seguidores de esquerda por diferentes motivos. A ala progressista, que defende a política do gasto público sem limites, criticou a aprovação do marco fiscal na Câmara, a primeira grande vitória do Planalto nestes cinco meses. Na sequência, os lulistas ficaram injuriados com a participação do Planalto na operação do centrão que esfarelou, no Congresso, os poderes das ministras Marina Silva e Sonia Guajajara.

O circo criado nesta segunda em torno da visita de Nicolas Maduro deu novo ânimo à polarização com bolsonaristas nas redes e serviu, claro, para reagrupar a tropa de esquerda em torno do Planalto. Nada como uma boa discussão com bolsonaristas para capturar a atenção da audiência.

Quando ainda despachava no Planalto, Jair Bolsonaro costumava a recorrer a temas afeitos à polarização com o petismo para unir sua tropa nas redes sociais. Lula agora se vale dos mesmos métodos, enquanto negocia no Congresso as “condições” de aprovação da Medida Provisória que estruturou seu governo.

O governo sofrerá uma dura derrota, caso a matéria não seja aprovada nesta semana na Câmara e no Senado. Parlamentares animados com essa possibilidade não faltam no Legislativo. Tudo, no entanto, pode acabar como acabam muitas crises em Brasília: com a distribuição de cargos e verbas pavimentando a vitória do Planalto no Legislativo.

Independentemente do resultado, a presença de Maduro em Brasília já serviu a um propósito ao Planalto. Uniu a esquerda nas redes e deu discurso para os apoiadores que andavam desiludidos com seu guia.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.