O Procon-SP notificou a Cinemark nesta terça-feira (26) para que esclareça sobre a promoção “Cinemark Stars Wars R2-D2” quanto ao preço praticado pela oferta de Combo composto por pipoca, refrigerante e um robô como balde de pipoca no valor total de 471 reais.
A autarquia presidida pelo tucano Fernando Capez, ex-presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, recebeu relatos de consumidores questionando a promoção.
De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, é “vedado ao fornecedor de produtos ou serviços, dentre outras práticas abusivas: exigir do consumidor vantagem manifestamente excessiva; elevar sem justa causa o preço de produtos e serviços”.
O Procon-SP solicita esclarecimentos sobre: quais os parâmetros utilizados para fixação do preço final do Combo; quais dos itens são ofertados como brinde; em quais canais a promoção foi divulgada e quais informações foram repassadas ao consumidor; como é fornecida a certificação de item de colecionador e como tal condição agrega preço ao produto.
A empresa tem 24 horas para responder.
ATUALIZAÇÃO – O Cinemark mandou para a coluna a seguinte nota:
Os combos regulares para “Star Wars” são o combo Jedi e o combo Império, que têm estrutura e preços alinhados com as demais promoções realizadas pela Cinemark longo do ano. Para marcar a estreia de um filme especial, que encerra uma das maiores sagas da história do cinema, a Cinemark trouxe também, pela primeira vez ao país, um item exclusivo. Trata-se de uma réplica do personagem R2D2, com alto padrão de acabamento, 2 mil unidades numeradas e acompanhadas de termo de autenticidade, com importação exclusiva realizada pela empresa. Não se trata de um combo regular, mas sim de um produto único, para fãs da franquia e colecionadores. É uma peça com custo alto de fabricação, importação e frete, o que implica em um valor mais elevado para o cliente final.