Chefe da Defesa tinha ordem para impedir posse de Lula, diz Baptista Jr
Ex-chefe da Aeronáutica disse a Paulo Sergio Oliveira que "a Força Aérea não admitiria tal hipótese de golpe de Estado"
No longo depoimento prestado à Polícia Federal, o ex-chefe da Aeronáutica brigadeiro Baptista Jr revelou uma tensa reunião com o então ministro da Defesa, Paulo Sérgio de Oliveira, em que o ex-auxiliar de Jair Bolsonaro teria tentado impedir a posse de Lula.
A reunião, no gabinete de Oliveira na Defesa, ocorreu no dia 14 de dezembro de 2022. O então ministro queria apresentar aos chefes das Forças Armadas um documento sobre o possível golpe de Estado. O chefe da Defesa, segundo o brigadeiro, “queria apresentar uma minuta para conhecimento e revisão” dos comandantes.
“Nesse momento, o depoente questionou o ministro da seguinte forma: ‘Esse documento prevê a não assunção do cargo pelo novo presidente eleito?’. Que Paulo Sérgio de Oliveira ficou calado. O depoente entendeu que haveria uma ordem que impediria a posse do novo governo eleito”, disse Baptista Jr. “Diante disso, o depoente disse ao ministro da Defesa que não admitiria sequer receber esse documento. Que a Força Aérea não admitiria tal hipótese de golpe de Estado”, seguiu o brigadeiro.