Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Caso de corrupção em contratos da gestão Lula 2 termina em impunidade

Mesmo com fartura de provas, investigação sobre desvios em contratos do Incra fica parada por 16 anos e é arquivada pelo MPF porque os crimes prescreveram

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 1 out 2024, 07h30

Em 2013, o MPF abriu uma investigação para apurar indícios de corrupção em contratos do Incra para construção de moradias no Projeto de Assentamento Serra Azul II, em Novo Repartimento, no Pará.

No curso das apurações, os investigadores do Núcleo de Combate à Corrupção do MPF descobriram que, apesar de os recursos públicos terem sido liberados e pagos pela obra, as casas que deveriam ser construídas para abrigar famílias humildes de agricultores estavam inacabadas.

A história é um exemplo de como a corrupção acaba se beneficiando da incapacidade das autoridades de punir quem comete crimes.

A verba para a construção das casas saiu dos cofres públicos ainda em 2008, durante o segundo mandato de Lula no Planalto, mas as irregularidades só chamaram a atenção das autoridades em 2013, durante o primeiro mandato de Dilma Rousseff.

Continua após a publicidade

Mesmo com todas as evidências de má gestão de recursos públicos e corrupção, o caso ficou parado no MPF até recentemente, quando foi arquivado pela PGR porque os crimes em questão prescreveram.

“Arquivamento promovido sob o fundamento de que já decorreram cerca de 16 anos desde o momento em que ocorrida a liberação dos recursos públicos que possivelmente não foram usados integralmente nas habitações a que se destinavam, o que inviabiliza a propositura da ação de improbidade administrativa ou denúncia, em razão da prescrição”, registra a procuradoria num despacho sobre o caso.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.