Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Câmara de SP pressiona teles por acordo que abre caminho ao 5G

Empresas não assinaram documento que prevê instalação de antenas em regiões periféricas como contrapartida de explorarem nova tecnologia

Por Laísa Dall'Agnol Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 16 nov 2021, 16h24 - Publicado em 16 nov 2021, 16h21
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O Vereador Milton Leite participa da discuss„o sobre a aprovaÁ„o do relatÛrio substitutivo da peÁa OrÁament·ria de 2015, pela Comiss„o de FinanÁas e OrÁamento da C‚mara dos Vereadores, no AuditÛrio Prestes Maia da C‚mara Municipal da cidade de S„o Paulo (SP), nesta segunda-feira (01). Fernando Zamora/Futura Press
    Presidente da Câmara Municipal de SP, Milton Leite (DEM), sobre instalação de antenas na periferia como contrapartida para teles poderem explorar 5G: "Isso não é nada para essa gente, é absurdo, chega a ser vergonhoso pelo número de antenas irregulares que eles têm e estão com as burras cheias de dinheiro por conta das antenas irregulares" (Fernando Zamora/Futura Press)

    O presidente da Câmara Municipal de São Paulo, Milton Leite (DEM), cobrou das empresas de telecomunicações, nesta terça-feira, a assinatura de compromisso público para a instalação de 287 antenas nas periferias.

    O acordo pleiteado é um documento “à parte” do PL 347/2021 — o PL das Antenas –, proposta que abre caminho para a implementação do 5G na cidade.

    O texto pretende delinear a exploração da nova tecnologia pelas telecoms, mas há um impasse sobre a contrapartida de que as empresas instalem torres de telefonia em áreas periféricas — de forma a expandir o sinal de celular e internet nas regiões mais afastadas.

    A pedido da Câmara, as secretarias da Saúde e da Educação elaboraram um “mapa de sombra”, que inclui os postos de saúde e as escolas que hoje não têm sinal. O estudo mostrou que seriam necessárias, inicialmente, as 287 antenas.

    Continua após a publicidade

    “Isso não é nada para essa gente, é absurdo, chega a ser vergonhoso pelo número de antenas irregulares que eles têm e estão com as burras cheias de dinheiro por conta das antenas irregulares (…) eles pensam que esta cidade é um pote de ouro a ser saqueado, e não é. Não estamos regrando o investimento deles na parte nobre, mas dizendo: ‘por favor, tenham um olhar para os mais pobres e necessitados’”, defendeu Leite durante reunião do Colégio de Líderes.

    Inicialmente, os vereadores tinham a intenção de colocar as contrapartidas de instalação de antenas no texto do PL das Antenas. Sob risco de judicialização por parte das empresas, no entanto, a Câmara passou a buscar um compromisso a ser assinado publicamente pelas teles.

    A proposta já foi aprovada em primeiro turno pelos vereadores, mas está parada desde julho aguardando a finalização do acordo.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    3 meses por 12,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.