Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Barroso deixa com o Congresso debate sobre adiar as eleições de outubro

Ministro da Saúde defendeu o adiamento do pleito; 'É papel do Congresso deliberar acerca da necessidade de adiamento', diz Barroso

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 22 mar 2020, 16h17 - Publicado em 22 mar 2020, 16h15
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Depois de o ministro da Saúde defender o adiamento das eleições municipais previstas para outubro, o futuro presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Luís Roberto Barroso, divulgou há pouco uma nota em que deixa a questão com o Congresso.

    “A saúde pública é o bem supremo a ser preservado no país. Tudo o que possa impactá-la deve ser adequadamente avaliado. A Constituição prevê a realização de eleições no primeiro domingo de outubro. A alteração dessa data depende de emenda constitucional. Portanto, não cabe a mim, como futuro presidente do Tribunal Superior Eleitoral, cogitar nada diferente nesse momento”, diz Barroso.

    O Radar mostrou mais cedo que o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, compartilhava a primeira posição de Barroso, contrária ao adiamento do pleito. Barroso agora diz que a mudança pode ser feita, se o Congresso assim decidir.

    “É papel do Congresso Nacional deliberar acerca da necessidade de adiamento, inclusive decidindo sobre o momento adequado de fazer essa definição. Se o Poder Legislativo vier a alterar a data das eleições, trabalharemos com essa nova realidade”, diz.

    O ministro reforçou o alerta para que o eventual adiamento se dê de forma pontual. “Se o adiamento vier a ocorrer, penso que ele deva ser apenas pelo prazo necessário e inevitável para que as eleições sejam realizadas com segurança para a população. A realização de eleições periódicas é um rito vital para a democracia.”

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    1 Mês por 4,00

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.