Atos vão relembrar os dois anos dos ataques de 8 de janeiro nesta semana
Eventos no Palácio do Planalto e no STF vão relembrar os atos de destruição cometidos por bolsonaristas em Brasília

Na semana em que o país relembra os dois anos dos ataques golpistas que destruíram as sedes dos poderes da República em Brasília, a capital federal receberá diferentes atos para marcar o momento.
O STF, por exemplo, vai promover na quarta uma roda de conversa sobre os eventos ocorridos em 2023. O vice-presidente do Supremo no exercício da Presidência, ministro Edson Fachin, abrirá o encontro, e também receberá, às 15h30, obras de arte, produzidas com destroços da invasão ao tribunal por quatro artistas plásticos de Brasília.
No Palácio do Planalto, o presidente Lula vai conduzir uma cerimônia em que obras de arte danificadas durante a invasão bolsonarista serão devolvidas aos brasileiros.
Lula convidou todos os ministros do governo, além dos chefes dos poderes da República para o encontro.
Dados atualizados em novembro do ano passado mostram que o STF já condenou 265 envolvidos nos ataques aos prédios dos poderes. A Corte também validou 476 acordos com acusados que cometeram atos menores naquele dia.
Além de confessar os crimes, os réus se comprometeram a prestar serviços à comunidade ou a entidades públicas, a não cometer delitos semelhantes nem serem processados por outros crimes ou contravenções penais, além do pagamento de multa.
Quatro pessoas foram absolvidas e as demais estão sendo julgadas pela Corte.