Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

As características psicológicas para se obter porte de arma no Brasil

Segundo o Conselho Federal de Psicologia, a pessoa não pode ter 'agressividade exacerbada’ ou ‘ansiedade muito diminuída’

Por Lucas Vettorazzo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 26 jan 2022, 18h30
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O Conselho Federal de Psicologia publicou no Diário Oficial da União desta quarta-feira a regulamentação do trabalho de avaliação psicológica para a concessão de posse ou porte de arma de fogo no Brasil.

    Psicólogos conduzem uma entrevista para avaliar se o perfil da pessoa que está aplicando para ter uma arma é adequado para isso.

    Segundo o texto de regulamentação, os profissionais devem avaliar aspectos cognitivos do indivíduo, traços de sua personalidade, sua capacidade de juízo crítico e seu comportamento frente a “situações-problema” que envolvam o uso do armamento.

    Na parte cognitiva, são avaliados os processos de atenção do candidato, além da identificação do nível intelectual da pessoa. Também é avaliado o chamado “controle inibitório”, que tem a ver com sistema que regula os impulsos da pessoa e que é prejudicado, por exemplo, em indivíduos com transtorno de déficit de atenção.

    Na parte dos traços da personalidade, os psicólogos são orientados a identificar a agressividade e a ansiedade do interessado. O texto indica que para um nível considerado “adequado” dessas emoções em um candidato, nenhuma delas pode estar “exacerbada ou muito diminuída”. Também são investigados indicadores de quaisquer “transtornos que impliquem prejuízos de autocontrole”.

    Por fim, na parte de juízo crítico e comportamento, são avaliadas, segundo a regulamentação, “respostas a situações hipotéticas que abordem ações, reações e decisões adequadas às situações-problema apresentadas que envolvam o uso de arma de fogo”.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.