Aniversariante do dia, o deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) reuniu nesta quarta o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e outros líderes partidários da Casa num restaurante na Asa Sul, em Brasília.
A foto do encontro, divulgada por Ciro Nogueira, presidente do PP e padrinho de Motta na disputa pela Mesa Diretora da Câmara, tem sido definida pelos deputados que compareceram ao evento como a consumação do apoio de Lira ao jovem deputado de 35 anos.
“Um ‘aniversário’ que fala muita coisa”, brincou um dos parlamentares que posaram para o registro.
O Radar questionou diretamente o presidente da Câmara sobre a versão dos colegas, de que ele teria confirmado o apoio a Motta, mas Lira não se manifestou.
Além de Lira, compareceram ao almoço de Hugo Motta os seguintes deputados:
- Zucco (PL-RS);
- Romero Rodrigues (Podemos-PB);
- Dr. Luizinho (PP-RJ);
- Altineu Côrtes (PL-RJ);
- Odair Cunha (PT-MG);
- Isnaldo Bulhões (MDB-AL);
- Renildo Calheiros (PCdoB-PE);
- Luciano Amaral (PV-AL).
Em publicação nas redes sociais, Odair Cunha disse que vai submeter o nome de Motta à bancada petista. “Não cabe debater a questão governo versus oposição, mas tão somente garantir a escolha de um nome que assegure o funcionamento harmônico e independente do Poder Legislativo”, escreveu.
Líder do PL, Altineu Côrtes afirmou ao Radar que, depois do anúncio, Lira vai procurar Valdemar Costa Neto e Jair Bolsonaro para selar o apoio da sigla a Motta.
Com o aval dos dois caciques ao embarque na campanha do líder do Republicanos, Côrtes vai reunir, em outubro, os demais 91 deputados da bancada para discutir a posição do PL no processo de sucessão na Câmara.
Os líderes de MDB, PCdoB e PV também saíram do almoço decididos a consultar seus correligionários sobre a possibilidade de apoiar Hugo Motta na sucessão a Lira.