Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Aliado de Elmar avalia que Lira pode recomeçar jogo da sucessão na Câmara

Integrante do governo Lula que é próximo do candidato do União Brasil ao comando da Câmara e do atual presidente acredita que ainda haverá mais negociação

Por Gustavo Maia Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 23 set 2024, 14h56 - Publicado em 23 set 2024, 08h30
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Elmar Nascimento e Arthur Lira durante evento na última semana
    O deputado federal Elmar Nascimento (União Brasil-BA) e o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), durante a festa de aniversário do baiano, em Brasília, em julho (União Brasil/Divulgação)

    Quase duas semanas depois de Arthur Lira anunciar seu apoio à candidatura de Hugo Motta (Republicanos-PB) à presidência da Câmara durante um almoço com líderes partidários, um aliado de Elmar Nascimento (União Brasil-BA) que integra o governo Lula e também é próximo de Lira acredita que ele ainda pode “recomeçar o jogo” da sua sucessão.

    Para esse interlocutor dos dois expoentes do Centrão, que até o começo do mês se tratavam como melhores amigos, não é que Lira ainda não se manifestou publicamente em apoio a Motta. O anúncio do apoio foi revelado publicamente, no último dia 11, pelo líder do PT na Câmara, Odair Cunha, logo após o almoço.

    A avaliação do aliado de Elmar é que o presidente da Câmara, percebendo que perdeu o controle da própria sucessão, em razão do movimento de Marcos Pereira de abdicar da própria candidatura em nome de Hugo Motta, tem a possibilidade de aproveitar as próximas semanas e meses, principalmente após as eleições municipais, para chamar todos os atores envolvidos na disputa e presidentes de partidos para conversar de novo e tentar chegar a um novo acordão.

    Isso porque é de total interesse de Lira negociar à exaustão para não “jogar fora” todo o trabalho de fortalecimento e unificação do Centrão dos últimos anos que o levaram ao comando da Câmara, principalmente para evitar o rompimento com Elmar e o União Brasil.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    1 Mês por 4,00

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.