Acordo de livre-comércio entre Mercosul e bloco de países europeus avança
Ainda há nós a desatar, mas participantes das negociações acreditam que o trato pode ser assinado até a Cúpula do G20 no Rio, em novembro
As tratativas para viabilizar o acordo de livre-comércio entre o Mercosul e a EFTA, bloco formado por Suíça, Noruega, Islândia e Liechtenstein, ganharam tração nas últimas semanas.
Ainda há nós a desatar, como o jogo duro da indústria farmacêutica suíça, mas participantes das negociações acreditam que o trato pode ser assinado até ou durante a Cúpula do G20 no Rio, em novembro — se houver alguma flexibilidade dos dois lados.
O chanceler Mauro Vieira tratou do assunto durante viagem à Suíça, no último dia 30 de abril. Convidada a participar da reunião do G20 no Brasil, a Noruega também está esperançosa para o acordo — principalmente para aumentar a exportação do seu famoso salmão.
Com um PIB de 1,1 trilhão de dólares e uma população de 14,3 milhões de pessoas, a European Free Trade Association é o nono maior ator no comércio mundial de bens e o quinto maior no comércio de serviços.