Uma espuma das grandes está explodindo no mercado de cervejas: pela primeira vez, a Petrópolis (fabricante da Itaipava) aparece em segundo lugar no ranking do setor, feito pela Nielsen.
A cervejaria de Walter Faria ultrapassou a Schincariol, que há pelo menos uma década mantinha-se apenas atrás da Ambev. De acordo com os números de setembro, a Petrópolis tem hoje 10,3% do mercado e a Schincariol, 10%. (A Ambev tem 69,8 e a Heineken, 8,5%
É uma péssima notícia para os japoneses da Kirin, que compraram a agora ex-vice-líder há dois meses – embora, a mudança de posição já fosse de certa forma esperada pelo mercado. Nos últimos meses, a diferença de participação entre as duas vinha se estreitando mês a mês.
A Petrópolis, aliás, surgiu da costela da Schincariol: Walter Faria durante muitos anos foi o principal distribuidor da Schin, onde adquiriu todo o know how para criar o seu próprio negócio. Um konw how e uma prática que são acompanhados muito de perto pelos fiscais da Receita Federal.