Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

A crise entre PT e PSB que aguarda Lula no Rio

Petista participará de evento na capital fluminense; chapa que disputará o governo do Estado com o apoio do ex-presidente ainda está indefinida

Por Lucas Vettorazzo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 6 jul 2022, 17h07 - Publicado em 6 jul 2022, 07h30
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Faltam três meses para as eleições e ainda perdura o impasse entre o PT e o PSB em torno da composição da chapa que disputará o governo do Rio de Janeiro e a vaga ao Senado pelo estado nas eleições de outubro.

    Como é sabido, Marcelo Freixo (PSB) disputará o comando do Palácio Guanabara com o apoio de Lula. Os petistas no estado exigem que André Ceciliano (PT), atual presidente da Alerj, seja o postulante ao Senado na coligação. Esse interesse esbarra no desejo do deputado Alessandro Molon, o maior cacique do PSB no Rio, que também almeja concorrer a senador.

    É essa briga que espera por Lula em sua nova viagem ao Rio nesta semana. Os petistas verbalizam publicamente a insatisfação com a insistência de Molon, que argumenta que é o postulante do campo da esquerda mais bem posicionado nas pesquisa de intenção de voto até o momento. A dianteira na corrida é divida com Romário Faria (PL-RJ), que será o concorrente bolsonarista na disputa.

    Lula participará de dois dias de agendas no Rio nesta quarta e quinta. Tanto Freixo quanto Molon e Ceciliano confirmaram presença em um comício público na praça da Cinelândia, na quinta. Quando o ex-presidente pisar em terras fluminenses, o impasse ainda não estará resolvido.

    Freixo evitou o quanto pôde se posicionar enfaticamente sobre a questão. Vinha dizendo a interlocutores que a decisão viria “por cima”, numa negociação entre os caciques nacionais dos partidos, a saber Carlos Siqueira, presidente do PSB, e Lula e Gleisi Hoffmann, que comandam o PT.

    Continua após a publicidade

    O deputado, contudo, subiu o tom no domingo em entrevista ao O Globo, quando reforçou que espera que o acordo com o PT seja cumprido pelo PSB. Já Molon disse, em entrevista publicada nesta terça no mesmo jornal, que via o apelo de Freixo com perplexidade e que a sua candidatura é a única com chances reais de derrotar o bolsonarismo.

    O martelo será batido até o final do mês, quando os dois partidos terão realizado suas convenções estaduais. Dirigentes petistas chegaram a cogitar cancelar a visita de Lula ao Rio para evitar desgaste entre os envolvidos.

    Enquanto não há definição, o outro polo na disputa já está mais adiantado na composição da sua chapa. O governador Cláudio Castro (PL), que tenta a reeleição e divide a liderança das pesquisas com Freixo, já definiu o prefeito de Duque de Caxias, Washington Reis, como o seu candidato a vice, além de já ter acertado com Romário a disputa ao Senado.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.