86% dos brasileiros condenam ataques golpistas de 8 de janeiro, diz Quaest
Marco dos dois anos da destruição provocada por bolsonaristas em Brasília terá cerimônias no Planalto e no STF nesta semana

Pesquisa Quaest divulgada nesta segunda mostra que 86% dos brasileiros condenam os ataques bolsonaristas em Brasília, ocorridos no dia 8 de janeiro de 2023. Os que aprovam os atos somam 7%, mesmo dado registrado pelos que não responderam.
O levantamento também mostra que 50% dos entrevistados acreditam que o ex-presidente Jair Bolsonaro teve influência na organização dos eventos antidemocráticos ocorridos há dois anos. Os que descartam o papel de Bolsonaro nos atos somam 39%.
Para além da influência, 48% disseram acreditar que Bolsonaro participou, de fato, do plano de tentativa de golpe de Estado investigado no STF. Outros 34% responderam que o ex-presidente não teve envolvimento na trama. Uma fatia de 2% nega até mesmo a existência de uma tentativa de golpe. Os que não responderam somam 17%.
O instituto ouviu 8.598 entrevistados entre os dias 4 e 9 de dezembro. A margem de erro do levantamento é de um ponto percentual, para um nível de confiança de 95%.