Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Radar Econômico

Por Pedro Gil Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Análises e bastidores exclusivos sobre o mundo dos negócios e das finanças. Com Diego Gimenes e Felipe Erlich
Continua após publicidade

Meta fiscal não é responsabilidade só do governo Lula, diz André Roncaglia

VEJA Mercado: economista e professor da UNB diz que responsabilidade é conjunta com o legislativo e que mercado comete exageros desde eleição de Lula

Por Diego Gimenes Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 2 ago 2024, 11h46 - Publicado em 2 ago 2024, 09h30

VEJA Mercado | 2 de agosto de 2024.

Nem o Fed e nem o Copom foram capazes de segurar o dólar. A moeda americana disparou 1,5% e fechou o último pregão cotada a 5,73 reais, o maior patamar desde dezembro de 2021. O real é uma das moedas que mais apresentou desvalorização em 2024. Não é Olimpíada, mas a alta nos juros do Japão fortaleceu o dólar em todo o mundo e prejudicou a performance do real, isso porque o movimento diminuiu o interesse no chamado carry trade — quando investidores tentam ganhar dinheiro pegando dinheiro emprestado a juros baixos e alocando em países com juros altos.

Além disso, uma nova escalada nos confrontos no Oriente Médio voltaram a colocar a geopolítica global em xeque. Para completar, a sinalização de cortes nos juros americanos também pode ter provocado esse estresse temporário. Em outras palavras, tem investidor correndo para garantir títulos de renda fixa ainda com a atual taxa dos Estados Unidos.

No Brasil, o Ibovespa fechou o dia estagnado. Apesar do comunicado do Copom não ter mencionado a possibilidade de alta nos juros do país, o tom foi duro e o mercado aguarda a publicação da ata completa da última reunião. Diego Gimenes entrevista André Roncaglia, economista e professor da Universidade de Brasília (UNB). O VEJA Mercado é transmitido de segunda a sexta, ao vivo no YouTube, Facebook, Twitter, LinkedIn e VEJA+, a partir das 10h.

Continua após a publicidade

Ouça o VEJA Mercado também pelo Spotify

Oferecimento de JHSF

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.