Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês

Radar Econômico

Por Pedro Gil Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Análises e bastidores exclusivos sobre o mundo dos negócios e das finanças. Com Diego Gimenes e Felipe Erlich
Continua após publicidade

Um golaço e um tropeço de Lula em jantar com empresários

VEJA Mercado: ex-presidente volta a criticar o teto de gastos e faz acenos a possíveis nomes para o ministério da Fazenda

Por Diego Gimenes Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 28 set 2022, 12h19 - Publicado em 28 set 2022, 09h32
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Brazilian presidential candidate for the leftist Workers Party (PT) and former President (2003-2010) Luiz Inacio Lula da Silva delivers a speeech during a political rally with leaders of the National Forum of Solidarity Economy and 900 cooperatives from all over the country, in Sao Paulo, Brazil, on September 14, 2022. (Photo by Miguel SCHINCARIOL / AFP)
     (Miguel Schincariol/AFP)

    O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu com empresários e integrantes do setor financeiro na noite da última terça-feira, 27, e fez alguns acenos que alimentaram preocupações do mercado financeiro – e outros que animaram o grupo. Lula voltou a afirmar que vai acabar com o teto de gastos em um eventual governo, porque suas gestões “sempre foram fiscalmente responsáveis”, e a reação de alguns economistas na manhã seguinte ao encontro não foi das melhores. “O argumento é frágil visto que a inversão da lógica também é válida, ao passo que, se ele será fiscalmente responsável, poderá governar tranquilamente com um teto de gastos”, avalia Étore Sanchez, economista-chefe da Ativa Investimentos. “É amplamente possível promover acolhimento social e ser fiscalmente sustentável, inclusive com teto de gastos. De fato, não é fácil, pois exige que reformas sejam feitas e zonas de interesses sejam modificadas. De todo modo, o antagonismo entre social e fiscal é falacioso”, completa.

    Por outro lado, o ex-presidente fez inúmeras menções a seu vice, Geraldo Alckmin (PSB), deixando claro que um eventual governo será dividido entre os dois, e que Alckmin pode assumir o ministério da Fazenda, apesar de não ter firmado nenhum compromisso nesse sentido. Importante ressaltar que o nome do ex-governador de São Paulo está entre as apostas para a pasta e é bem visto pelo mercado.

    Nos índices acionários, os investidores amanhecem com as bolsas europeias e asiáticas, assim como os futuros americanos, negociando em baixa em função do acirramento das tensões entre Rússia e União Europeia. Investigações apontam a possibilidade dos russos terem sabotado os gasodutos de Nord Stream, e os preços do gás natural voltaram a ganhar tração. Além disso, o rendimento de 10 anos do título americano bateu seu nível mais alto desde 2008, acima de 4%, com preocupações de aumentos mais agressivos na taxa de juros americana.

    Siga o Radar Econômico no Twitter

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    1 Mês por 4,00

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.