Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Radar Econômico

Por Pedro Gil Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Análises e bastidores exclusivos sobre o mundo dos negócios e das finanças. Com Diego Gimenes e Felipe Erlich
Continua após publicidade

Um golaço e um tropeço de Lula em jantar com empresários

VEJA Mercado: ex-presidente volta a criticar o teto de gastos e faz acenos a possíveis nomes para o ministério da Fazenda

Por Diego Gimenes Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 28 set 2022, 12h19 - Publicado em 28 set 2022, 09h32

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu com empresários e integrantes do setor financeiro na noite da última terça-feira, 27, e fez alguns acenos que alimentaram preocupações do mercado financeiro – e outros que animaram o grupo. Lula voltou a afirmar que vai acabar com o teto de gastos em um eventual governo, porque suas gestões “sempre foram fiscalmente responsáveis”, e a reação de alguns economistas na manhã seguinte ao encontro não foi das melhores. “O argumento é frágil visto que a inversão da lógica também é válida, ao passo que, se ele será fiscalmente responsável, poderá governar tranquilamente com um teto de gastos”, avalia Étore Sanchez, economista-chefe da Ativa Investimentos. “É amplamente possível promover acolhimento social e ser fiscalmente sustentável, inclusive com teto de gastos. De fato, não é fácil, pois exige que reformas sejam feitas e zonas de interesses sejam modificadas. De todo modo, o antagonismo entre social e fiscal é falacioso”, completa.

Por outro lado, o ex-presidente fez inúmeras menções a seu vice, Geraldo Alckmin (PSB), deixando claro que um eventual governo será dividido entre os dois, e que Alckmin pode assumir o ministério da Fazenda, apesar de não ter firmado nenhum compromisso nesse sentido. Importante ressaltar que o nome do ex-governador de São Paulo está entre as apostas para a pasta e é bem visto pelo mercado.

Nos índices acionários, os investidores amanhecem com as bolsas europeias e asiáticas, assim como os futuros americanos, negociando em baixa em função do acirramento das tensões entre Rússia e União Europeia. Investigações apontam a possibilidade dos russos terem sabotado os gasodutos de Nord Stream, e os preços do gás natural voltaram a ganhar tração. Além disso, o rendimento de 10 anos do título americano bateu seu nível mais alto desde 2008, acima de 4%, com preocupações de aumentos mais agressivos na taxa de juros americana.

Siga o Radar Econômico no Twitter

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.