Quanto vai custar para Trudeau a suspensão das tarifas de Trump
Primeiro-ministro do Canadá anunciou força-tarefa para controle da fronteira junto aos EUA

Primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau anunciou nesta segunda-feira (3) a suspensão das tarifas propostas pelo presidente dos EUA, Donald Trump, por 30 dias. Decisão semelhante já havia sido anunciada mais cedo em relação ao México.
Mas ganhar tempo com os vizinhos americanos não vai ficar barato. Trudeau anunciou um plano de inteligência de 200 milhões de dólares para conter o crime organizado e o tráfico de fentanil na fronteira.
‘O Canadá está implementando nosso plano de fronteira de US$ 1,3 bilhão — reforçando-a com novos helicópteros, tecnologia, pessoal e coordenação com nossos parceiros americanos para interromper o fluxo de fentanil”, escreveu na rede social X. Serão quase 10 000 funcionários dedicados à proteção da fronteira.
Mais cedo, Trump, que ameaça aumentar em 25% as tarifas de importações do Canadá, disse que “gostaria que o vizinho se tornasse o nosso 51º estado”. ‘Além disso, listaremos cartéis como terroristas, garantiremos olhos 24 horas por dia, 7 dias por semana na fronteira, lançaremos uma Força Tarefa Canadá-EUA para combater o crime organizado, o fentanil e a lavagem de dinheiro. As tarifas propostas serão suspensas por pelo menos 30 dias enquanto trabalhamos juntos”.