Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana

Radar Econômico

Por Pedro Gil Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Análises e bastidores exclusivos sobre o mundo dos negócios e das finanças. Com Diego Gimenes e Felipe Erlich
Continua após publicidade

Satélites de Musk não representam ameaça a soberania nacional, diz Faria

Segundo ministro, que se encontrou com o megabilionário nesta semana, projeto seria forma do Brasil acessar imagens que já são feitas do território nacional

Por Carlos Valim, Felipe Mendes 20 nov 2021, 11h56
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Logo que anunciada, nesta semana, as conversas do ministro das Comunicações, Fábio Faria, com o homem mais rico do mundo, Elon Musk, para trazer o seu programa de satélites ao Brasil, algumas críticas de opositores foram na direção de que seria uma ameaça à soberania nacional, com o velho argumento nacionalista de que a Amazônia seria comprada e dominada pelos estrangeiros. Esse argumento também encontra eco em alguns meios militares de que empresas internacionais poderiam ajudar governos interessados em saber mais sobre o território nacional. De fato, além de prometer levar internet para as escolas mais remotas do país, a constelação de satélites Starlink, lançada ao espaço pela empresa SpaceX, de Musk, também pode participar de um projeto de monitoramento da Amazônia. No entanto, Faria afasta, com um bom argumento, as maiores preocupações sobre fechar contrato com empresas multinacionais. “Os satélites já estão operando lá no espaço. Se fizermos acordo, teremos acesso às imagens que eles já podem fazer. Se não fizermos, nem saberemos o que eles podem ver”, diz a VEJA.

    A tecnologia da Starlink ainda poderia trazer diversos benefícios que ajudariam a melhorar a gestão ambiental brasileira, e com isso melhorar a imagem do país no exterior. Os satélites do megabilionário empresário seriam capazes de detectar focos de incêndio e desmatamentos ilegais bem no início, facilitando e agilizando a ação de combate aos crimes ambientais, e evitando catástrofes maiores. Alguns deles possuem, segundo Faria, até uma tecnologia laser que capta os ruídos de motosserras. O ministro ainda acredita que o investimento de Musk num projeto na Amazônia seria capaz de atrair outros poderosos, preocupados com o meio ambiente, a realmente ajudarem na preservação da fauna e da flora brasileira.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.