Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês

Radar Econômico

Por Pedro Gil Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Análises e bastidores exclusivos sobre o mundo dos negócios e das finanças. Com Diego Gimenes e Felipe Erlich
Continua após publicidade

Real Madrid e City somaram quase R$ 10 bilhões de receitas em 2023

Times se enfrentam nesta quarta-feira, pela Champions, valendo vaga na semi-final

Por Pedro Gil Atualizado em 9 Maio 2024, 12h16 - Publicado em 17 abr 2024, 15h10
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Vinicius Junior e Rodrygo, do Real Madrid apertam as mãos durante a partida Real Madrid e Mallorca, no Estádio Santiago Bernabeu, em 3 de janeiro de 2024 -
    Vinicius Junior e Rodrygo, do Real Madrid apertam as mãos durante a partida Real Madrid e Mallorca, no Estádio Santiago Bernabeu, em 3 de janeiro de 2024 -  (Angel Martinez/Getty Images)

    Real Madrid e Manchester City não são considerados os dois times mais ricos do mundo à toa. No começo deste ano, dados da Football Money League, promovidos pela auditoria e consultoria Delloite, apontam que, juntos, eles somaram quase 1,7 bilhões de euros, ou 10 bilhões de reais em receitas durante o ano de 2023. O time espanhol ficou em primeiro, com 831 milhões de euros, enquanto o Manchester City apareceu na sequência, com 826 bilhões. Os dois times se enfrentam hoje, “É o encontro do mais relevante clube da história do futebol, com o que simboliza o momento que vivemos. São dois atratores distintos de atenção, mas dois polarizadores, e por isso, movimentam e arrecadam tanto dinheiro”, explica Thiago Freitas, diretor da consultoria Roc Nation Sports no Brasil.

    Curiosamente, até a temporada 2022, quem aparecia na primeira posição era o City, e em segundo, o Real Madrid. A justificativa, de acordo com o levantamento da Delloite, foi a recuperação de valores relacionados aos novos patrocinadores da equipe espanhola. Já os ingleses, apesar de terem um acréscimo de 13% nas receitas, tiveram queda nos acordes de receita de transmissão. “A medida que se tornaram marcas internacionais capazes de mobilizar fãs em todos os continentes, tais clubes conseguem como poucos no esporte convencer empresas com ambições globais e orçamentos gigantes a serem seus parceiros por valores que crescem a cada renovação”, complementa Ivan Martinho, professor de marketing esportivo pela ESPM.

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    3 meses por 12,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.