Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês

Radar Econômico

Por Pedro Gil Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Análises e bastidores exclusivos sobre o mundo dos negócios e das finanças. Com Diego Gimenes e Felipe Erlich
Continua após publicidade

Consenso em Davos é de que Trump será eleito, diz economista-chefe do Itaú

Ele comparou os sistemas políticos americano e brasileiro e afirmou que as críticas ao número de partidos no Brasil são excessivas

Por Victor Irajá Atualizado em 8 Maio 2024, 16h45 - Publicado em 19 jan 2024, 12h19
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Former US President Donald Trump leaves Trump Tower for Manhattan federal court for the second defamation trial against him, in New York City on January 17, 2024. Writer E. Jean Carroll is seeking more than $10 million in damages in the civil trial, alleging that Trump defamed her in 2019 when he was president and she had just come out with her allegation, saying she "is not my type." This is separate to a civil case last year where another New York jury found Trump liable for sexually assaulting Carroll in a department store dressing room in 1996 and subsequently defaming her in 2022, when he called her a "complete con job." (Photo by Charly TRIBALLEAU / AFP)
    O ex-presidente dos EUA Donald Trump deixa a Trump Tower a caminho de julgamento por difamação em Manhattan - 17/1/2024 (Charly Triballeau/AFP)

    O economista-chefe do Itaú, Mario Mesquita, afirmou que o consenso durante o Fórum Econômico Mundial, realizado em Davos, é de que o ex-presidente Donald Trump será eleito em uma eleição polarizada e “difícil” neste ano contra o atual presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. “Em Davos, acho que o consenso era de que o ex-presidente Trump deve ganhar, mas de forma muito difícil”, disse ele durante o Brazil Economic Forum, realizado por VEJA e o Lide.

    Ele comparou os sistemas políticos americano e brasileiro e afirmou que as críticas ao número de partidos no Brasil são excessivas, já que a polarização eleitoral não se reflete em pautas discutidas no Legislativo. “O pluripartidarismo impede que a polarização eleitoral para cargo Executivo se replique no Congresso e a agenda de reformas siga avançando, o que não acontece nos Estados Unidos, onde as discussões são travadas”, afirmou.

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    3 meses por 12,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.