Retrospectiva Pé na Estrada: nove aventuras automotivas de 2024
De uma jornada pelo norte da Argentina a roteiros pelo interior de São Paulo e Paraná, destacamos algumas das principais viagens do ano

Para quem ama o caminho tanto quanto o destino, o ato de viajar de carro representa uma oportunidade não apenas de conhecer novos lugares e pessoas, mas curtir a jornada. A bordo de alguns dos principais lançamentos do mercado automotivo nacional, exploramos destinos turísticos e percorremos milhares de quilômetros. Confira a seguir nove destaques de 2024:
O ano começou com uma jornada de cerca de 1.200 quilômetros de São Paulo até Londrina, no Paraná, com o Haval H6, híbrido plug-in da chinesa GWM. Embora não seja o principal destino turístico do Estado, é uma cidade universitária com muitos atrativos. A longa jornada foi fundamental para entendermos o apelo do SUV chinês, sucesso de vendas no nosso mercado, e também perceber algumas limitações do modelo plug-in, que requer a recarga em eletropostos.
Dirigimos o clássico Porsche 911, esportivo alemão produzido de forma ininterrupta há 60 anos, nas estradas do Estado de São Paulo. Não é à toa que ele desperta tantas paixões. O carro é um espetáculo de dirigibilidade, potência e refinamento.
Percorremos quase mil quilômetros a bordo da Rampage, picape que se tornou a porta de entrada para a Ram no Brasil. Ao volante da versão R/T, de apelo esportivo, rodamos em meio a canaviais no interior de São Paulo, mas também em estradas e avenidas, testando sua versatilidade em diferentes ambientes.
Acompanhamos a rotina do piloto de testes Luís Gozzani, engenheiro automotivo que levou alguns dos principais veículos da Ford, como a picape Ranger Raptor e o esportivo Mustang, ao limite e além.
Com o Pulse Abarth, SUV compacto “envenenado”, fomos a Atibaia para provar que um carro de alma esportiva pode também funcionar como veículo de passeio da família aos finais de semana.
A grande aventura do ano foi o percurso de mais de mil quilômetros pelas estradas do norte da Argentina. Partindo de Salta, percorremos cânions de tirar o fôlego, visitamos o mar de sal de Salinas Grandes, quase na fronteira com a Bolívia, conhecemos a Garganta do Diabo, uma formação rochosa impressionante, e chegamos em Cafayate, região que produz alguns dos mais celebrados vinhos argentinos. O relato dessa experiência a bordo da Rampage foi feito em duas partes.
Com o valente Jimny, carro de alma offroad da Suzuki, pegamos a Rota 55 rumo ao litoral Norte de São Paulo e andamos 500 quilômetros pelas estradas da Serra do Mar provando que o pequeno veículo não apenas encara trilhas extremas, mas é extremamente divertido em qualquer ocasião. No caminho, aproveitamos para conhecer o templo da alta gastronomia da região, o restaurante Manacá.
Com o grandalhão SW4, da Toyota, fizemos um turismo rural em Pardinho, a cerca de duas horas e meia da capital paulista, para entender porque tantos são apaixonados pelo modelo.
Com a picape “raiz” Ram Classic R/T nos despedimos do motor V8 que tanto fez a fama do modelo – e percorremos 800 quilômetros até a fronteira com Minas Gerais.
Essas foram as nove principais, mas o ano teve muitas outras experiências divertidas. Fomos a Santos provar a comida do chef Dario Costa, que colocou a cidade no mapa da alta gastronomia novamente. Visitamos a Fazenda Santa Vitória, entre Rio e SP, conhecida pela hospedagem de alto nível. Falamos sobre a proposta de luxo do Range Rover Velar. E mostramos, a bordo do Nissan Sentra, que sedãs deviam continuar populares.
Que 2025 traga novas aventuras!