A espera acabou. Desde o marcante Lemonade, de 2016, Beyoncé não lançava um disco-solo de inéditas. Agora, ela já tem data marcada para retornar às paradas. A cantora anunciou que seu próximo projeto, intitulado Renaissance (Renascimento, em português), será lançado em 29 de julho. Ainda envolto por grande mistério e sem muitas informações, a divulgação foi feita através de seu site oficial, beyonce.com, na madrugada desta quinta-feira, 16.
As especulações sobre uma nova empreitada da cantora começaram quando ela excluiu recentemente todas as fotos de suas redes sociais, sinalizando que algum tipo de anúncio estava próximo. Em 15 de junho, a BeyGOOD Foundation, instituição criada por Beyoncé para apoiar causas sociais, postou no Twitter uma mensagem em homenagem ao Black Music Month (Mês da Música Negra) com uma imagem contendo alguns álbuns icônicos de artistas negros. “Celebrando o brilho e a criatividade dos músicos negros que influenciaram o mundo através de sua arte”, dizia a publicação. Parecia que um dos discos da imagem fazia referência ao álbum B7, de Brandy Norwood, lançado em 2020. Mas não demorou muito para os fãs criarem a teoria de que, na verdade, o B7 se referia ao sétimo álbum de estúdio de Beyoncé.
O disco consta com o subtítulo Act I (Ato I), o que sugere que a cantora deve dividir o álbum em partes ou que esse “primeiro ato” integra um projeto maior. Em entrevista à revista British Vogue, Beyoncé contou que a criação de Renaissance foi um processo longo, com a pandemia lhe dando muito mais tempo para pensar e repensar suas decisões, como ela gosta. A publicação também definiu o disco como sendo o projeto musical mais ambicioso da carreira da cantora. O álbum já está disponível para pré-save em plataformas de streaming de música como Spotify, Apple Music e Tidal.