Após 28 anos sem lançar músicas inéditas, o Pink Floyd divulgou em abril a canção Hey Hey, Rise Up. O motivo para o retorno foi nobre: a música é uma mensagem de apoio à Ucrânia, e conta com vocais do ucraniano Andriy Khlyvnyuk, membro da banda Boombox que abandonou uma turnê para lutar contra a invasão russa. Nesta semana, os integrantes David Gilmour e Nick Mason revelaram que arrecadaram cerca de 500 mil libras (3,1 bilhões de reais) que serão destinadas à Ucrânia.
“Queremos expressar nosso apoio à Ucrânia e, dessa forma, mostrar que a maior parte do mundo pensa que é totalmente errado uma superpotência invadir um país democrático e independente”, disse David Gilmour no anúncio da canção.
Segundo o comunicado divulgado pela banda, cerca de 450 mil libras vieram de vendas individuais e da receita de streaming. O restante de 50 mil libras foram doados por Gilmour e Mason. O dinheiro será distribuído entre cinco instituições: Hospitallers, The Kharkiv And Przemyśl Project, Vostok SOS, Kyiv Volunteer e Livyj Bereh.