Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês

O Som e a Fúria

Por Felipe Branco Cruz Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Pop, rock, jazz, black music ou MPB: tudo o que for notícia no mundo da música está na mira deste blog, para o bem ou para o mal
Continua após publicidade

CIA detalha operação que impediu ataque terrorista em show de Taylor Swift

Agência de inteligência americana disse que informou autoridades austríacas sobre suspeitos de planejar atentado a apresentações da cantora na Áustria

Por Amanda Capuano 29 ago 2024, 13h53
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A CIA detalhou esta semana como se desenrolou a operação que impediu um ataque terrorista planejado para acontecer em um dos shows que a americana Taylor Swift faria em Viena — e que acabaram cancelados em função da ameaça iminente. Segundo David S. Cohen, vice-diretor da CIA, a agência forneceu às autoridades austríacas informações sobre quatro indivíduos ligados ao Estado Islâmico que estariam planejando um ataque na capital do país. “Eles estavam planejando matar um grande número, dezenas de milhares de pessoas neste show, tenho certeza de que muitos americanos,” disse Cohen na Cúpula Anual de Inteligência nos arredores de Washington, D.C. 

    Taylor planejava realizar três shows em Viena a partir de 8 de agosto, com um público total estimado de 200 000 pessoas. As apresentações, no entanto, fora canceladas um dia antes, depois que a polícia austríaca apreendeu dois homens — um dos quais teria jurado lealdade ao Isis — que planejavam o ataque, encontrando, inclusive, materiais para a confecção de explosivos na casa de um deles. Posteriormente, outros indivíduos ligados ao plano foram apreendidos. “Os austríacos conseguiram fazer essas prisões porque a agência e nossos parceiros na comunidade de inteligência forneceram informações sobre o que esse grupo ligado ao Estado Islâmico estava planejando fazer”, disse o chefe da CIA.

    Cohen, que não revelou como as informações sobre o ataque foram levantadas, disse que nem sempre os alertas da agência de inteligência são levados a sério, mas que a situação foi diferente no caso da ameaça ao show de Taylor. “Posso dizer que dentro da minha agência e de outras, havia pessoas que acharam que foi um dia muito bom para Langley,” disse ele, citando a sede da CIA. “E não apenas para os fãs de Swift na força de trabalho”.

    Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:

     

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    1 Mês por 4,00

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.