Depois de três dias parados, os homens voltaram às águas do Postinho, na Barra da Tijuca. Nesta quarta-feira, foram disputados os rounds 3, 4 e três das quatro baterias da quinta fase. Amanhã deve ser o último dia do Oi Rio Pro e três brasileiros garantiram suas vagas nas quartas de final: Adriano de Souza, o Mineirinho, Gabriel Medina e Miguel Pupo.
Mineirinho, o atual campeão mundial, começou o dia derrotando o compatriota e campeão mundial Pro Júnior Lucas Silveira no round 3. Na fase seguinte, o surfista se mostrou confiante e deixou seus dois adversários, o australiano Davey Cathels e o brasileiro Caio Ibelli, em combinação (ou seja, precisando de duas notas para ultrapassar o líder, e não apenas uma). Adriano de Souza avançou direto às quartas e vai enfrentar Davey Cathels novamente.
Gabriel Medina, mais uma vez, deu show. Primeiro, ele derrotou o compatriota Deivid Silva na última bateria do round 3. Na fase seguinte, encarou o taitiano Michel Bourez e o australiano Jack Freestone e arrancou sua segunda nota 10 na etapa do Rio de Janeiro. Faltando nove minutos para o fim do confronto, Medina acertou um aéreo de rotação completa, garantindo a nota máxima e a classificação às quartas de final. Seu adversário sairá da primeira bateria de amanhã, entre Bourez e o australiano Adam Melling.
Já Miguel Pupo não teve um caminho tão fácil para chegar ao último dia de competição. No round 3, ele enfrentou o americano Kanoa Igarashi em um duelo bastante acirrado. Nos minutos finais da bateria, Miguel estava na frente no placar e tinha a prioridade, mas Igarashi conseguiu pegar a última onda, depois que o surfista paulista enroscou sua prancha no leash (cordinha que prende a prancha ao pé do atleta) do americano. Após alguns minutos de tensão, os juízes não deram a virada e Miguel avançou ao quarto round. Nele, encarou Ítalo Ferreira e Adam Melling. A disputa foi bem equilibrada, e os brasileiros brigaram bastante pela primeira colocação, que acabou ficando com Miguel. Nas quartas, seu adversário será o australiano Jack Freestone.
Brasileiros eliminados
Seis brasileiros deixaram a competição hoje. No round 3, Alejo Muniz perdeu para o havaiano John John Florence, Lucas Silveira para Adriano de Souza e Deivid Silva para Gabriel Medina. A quarta fase da competição não é eliminatória: quem ganha avança às quartas de final, já os derrotados vão para uma repescagem, o round 5. Nele, Caio Ibelli, Filipe Toledo e Ítalo Ferreira deram adeus à única etapa brasileira do circuito mundia.