Quem não gosta de um ranking de melhores e piores? Eu confesso que adoro…
E quando o ranking ainda é útil para nós, melhor ainda!
E é justamente isso que fez o site AirHelp, especializado em direitos do consumidor de empresas aéreas, com base nos EUA e na Inglaterra.
Acostumados a lidar com queixas de passageiros de diversos países, o site resolveu aliar seu conhecimento com uma pesquisa feita entre 22 de dezembro do ano passado e 20 de março deste, para fazer um ranking com 87 companhias aéreas do mundo.
Para calcular a nota dada as empresas, o AirHelp a dividiu em três quesitos: atrasos, eficiência de serviços ao consumidor e qualidade do serviço.
No primeiro quesito, o site considera atrasos de até 15 minutos como normais. Depois disso as empresas começam a perder pontos. A nota equivale à porcentagem dos voos que chegaram no horário (ou seja, uma empresa que recebeu nota 8,5 teve 85% de seus voos sem atrasos).
No quesito qualidade do serviço, a empresa usa as notas dadas às companhias aéreas pela Skytrax, especializada em classificá-las de acordo com seus resultados em serviço no aeroporto, lounges, assentos nos aviões, entretenimento, serviço de bordo e conforto.
Já para avaliar o serviço ao consumidor, a AirHelp avalia quão responsiva a empresa é, a qualidade dos procedimentos e quão rápidas as queixas são resolvidas.
Confesso que não foi surpresa nenhuma para mim ver o Top 3 da lista: Singapore Airlines em primeiro, seguida de perto por Etihad e Qatar.
Eu também as colocaria entre as melhores, mas acho que para mim a Qatar ainda venceria, com Singapore em segundo e Etihad em terceiro (mas meus critérios são mais subjetivos que os da pesquisa!!)
A minha surpresa foi ver empresas como Swiss e Lufthansa tão abaixo no ranking. A empresa suíça foi apenas a 26a, seguida pela alemã, em 27o.
E a Latam, única empresa brasileira que aparece no ranking, sabe em que posição ficou?
Na modesta 74a colocação, com 5,75 pontos. É a primeira vez que a empresa aparece na listagem. A Latam recebeu 8,5 em atrasos, 6 em qualidade do serviço e 2,8 em processamento das queixas.
Bom, mas você deve estar curioso para ver mais da lista, certo?
Não vou reproduzi-la inteira aqui, então quem quiser dar uma olhada nela completa, basta clicar aqui.
Aí vão as dez melhores e as dez piores (mais a Latam):
empresa | país | nota | atrasos | serviço | queixas | |
1 | Singapore Airlines | Cingapura | 8,73 | 8,7 | 10 | 7,5 |
2 | Etihad | Abu Dhabi | 8,48 | 8,6 | 10 | 6,8 |
3 | Qatar | Catar | 8,46 | 8,0 | 10 | 7,4 |
4 | Austrian | Áustria | 8,38 | 8,2 | 8 | 9,0 |
5 | Air Transat | Canadá | 8,29 | 9,9 | 6 | 9,0 |
6 | Air Dolomiti | Itália | 8,22 | 9,0 | 8 | 7,7 |
7 | British Airways | Reino Unido | 8,14 | 7,8 | 8 | 8,7 |
8 | Virgin Atlantic | Reino Unido | 7,99 | 7,9 | 8 | 8,1 |
9 | Aer Lingus | Irlanda | 7,97 | 8,8 | 8 | 7,2 |
10 | TUI fly Netherlands | Holanda | 7,95 | 9,1 | 6 | 8,8 |
74 | Latam | Brasil | 5,75 | 8,5 | 6 | 2,8 |
78 | Air China | China | 5,48 | 6,5 | 6 | 4,0 |
79 | Gulf Air | Bahrein | 5,44 | 7,0 | 6 | 3,3 |
80 | Pakistan Airlines | Paquistão | 5,31 | 7,5 | 6 | 2,4 |
81 | China Eastern | China | 5,28 | 6,4 | 6 | 3,4 |
82 | Egyptair | Egito | 5,27 | 6,8 | 6 | 3,1 |
83 | Ryanair | Irlanda | 5,21 | 8,8 | 6 | 0,8 |
84 | Monarch Airlines | Reino Unido | 5,16 | 8,6 | 6 | 0,8 |
85 | Tunisair | Tunísia | 5,15 | 6,7 | 6 | 2,7 |
86 | SmartWings | Rep. Tcheca | 5,01 | 8,0 | 4 | 3,1 |
87 | Bulgaria Air | Bulgária | 4,93 | 8,6 | 4 | 2,2 |