Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana

Modo Avião

Por Tatiana Cunha Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
As dicas certeiras de turismo e os lugares incríveis do planeta para você planejar sua próxima viagem
Continua após publicidade

12 coisas que você precisa saber sobre a nova low cost Joon

'Irmã mais jovem' da Air France, que oferecerá voos para o Brasil a partir de 2018, comida orgânica e óculos 3D, tem como público alvo a geração millennial

Por Tatiana Cunha Atualizado em 30 jul 2020, 20h44 - Publicado em 27 set 2017, 14h52
  • Seguir materia Seguindo materia
  • nova empresa aérea da Air France para millennials

    A esta altura você já deve ter ouvido falar dos millennials, ou da Geração Y, não? Se não ouviu, eles são nada mais do que a geração nascida nos anos 80 e 90 e sucederam a Geração X.

    Em termos gerais, eles são conhecidos por buscarem trabalhos com horários mais flexíveis, serem narcisistas, extremamente dependentes da tecnologia e das redes sociais, engajados politicamente, preocupados com a natureza e a alimentação e mais liberais.

    É justamente este o público alvo da Joon, a nova empresa aérea apresentada pela Air France no início desta semana.

    Uma das principais armas da chamada “irmã mais nova” da Air France é o preço atrativo de seus voos.

    Durante o lançamento oficial, na segunda-feira, a Joon anunciou voos para Barcelona, Berlim, Lisboa e Porto a partir de € 39 (só de ida), que serão operados a partir de 1o de dezembro. Já a partir do início de maio do ano que vem, a empresa voará para Fortaleza (desde € 249, ou cerca de R$ 930, também só de ida) e Seychelles (a partir de € 299, uma perna). Todos os voos sairão do aeroporto Charles de Gaule, em Paris.

    joon4

    Continua após a publicidade

    Ou seja, é mais uma opção para irmos para a Europa Os dez destinos de viagem mais buscados no Google em 2018, mesmo que saindo de outras cidades que não Fortaleza.

    Mas é preciso ficar atento porque, se colocarmos na ponta do lápis, dependendo das datas e da tarifa do voo “sua cidade”-Fortaleza, vale mais a pena pegar um voo direto ou de outra companhia aérea… Isso sem falar na cobrança de bagagem, etc.

    Dei uma olhada no trecho Fortaleza-Paris durante o mês de maio, que é quando a Joon começa a operar, e não achei nada abaixo de € 468… ou seja, nem tão low cost assim.

    Mas, mesmo que não seja a melhor alternativa para um voo tão longo, é mais uma opção para voar dentro da Europa, o que nunca é uma coisa ruim.

    Então, se você ficou curioso sobre a Joon, que se auto-intitula uma empresa aérea entre as tradicionais e as low cost, separei algumas coisas que você precisa saber…

    Continua após a publicidade

    [youtube=https://www.youtube.com/watch?v=rXls9p8um04&w=560&h=315]

    > Destinos

    Para começar, serão quatro na Europa e outros dois fora. A periodicidade varia conforme o destino: Barcelona terá 51 voos por semana, Berlim, 37, Lisboa, 28 e Porto, três. Já os voos longos terão uma periodicidade menor. Fortaleza receberá voos duas vezes por semana, enquanto Mahé, nas Seychelles, terá três voos semanais. A ideia é que as rotas nunca coincidam com as da Air France. Na realidade, 70% dela é composta por antigas rotas da Air France que foram suspensas por serem deficitárias.

    > Público

    A idéia é atrair um público na faixa dos 18 a 35 anos, com foco nos millennials. Segundo pesquisas feitas pela Air France, no ano passado, eles viajaram pelo menos três vezes para fora da França e correspondem a 38% do mercado aéreo francês. Já na empresa aérea, representam cerca de 22% da clientela.

    35665691420_273958a811_o

    > Frota

    A intenção da empresa é chegar em 2020 com 28 aviões. Destes, 18 serão para voos de média distância e os outros 10 para voos de longa duração, como Paris-Fortaleza. Pelo menos no início, os aviões usados serão o A320 e o A350.

    > Tripulação

    Os pilotos da Joon serão os mesmos da Air France, mas não os comissários de bordo. A empresa já tem quase 140 funcionários em seu quadro e a meta é chegar a cerca de 1000 em 2020.

    Continua após a publicidade

    joon2

    > Uniforme

    Como o objetivo é atrair clientes jovens, nada de uniformes muito formais para a tripulação. Tênis branco, sapatilhas, colete sem mangas, vestidos simples e camisetas polo fazem parte do kit dos funcionários.

    > Milhas

    Como faz parte do grupo que já conta com Air France, Transavia (low cost de média distância) e Hop! (doméstica), os passageiros da Joon poderão acumular e gastar milhas no programa Flying Blue. Dependendo do status (Gold ou Platinum), terão também direito a usar os lounges da Air France nos aeroportos.

    joon3

    > Assentos

    Assim como acontece com as empresas low cost, não será possível reservar a poltrona no momento da compra. O passageiro poderá optar por janela ou corredor quando estiver comprando o bilhete, mas o lugar só será designado no momento do check-in. Haverá, porém, a opção Seat Plus, paga, que oferecerá mais espaço para as pernas.

    Continua após a publicidade

    > Entretenimento a bordo

    Como já está virando uma tendência, os passageiros poderão desfrutar do sistema de entretenimento em seus próprios dispositivos eletrônicos. A partir do ano que vem, nos voos de longa duração, os passageiros terão à disposição óculos 3D Skylights para se divertir durante a viagem.

    food-2673724_1920

    > Refeições

    Nos voos curtos, dentro da Europa, não haverá refeições incluídas no preço da passagem. Apenas chá, café orgânico, suco de laranja e água serão oferecidos gratuitamente. Haverá venda de limonada, capuccino e cerveja artesanal. Na classe executiva a refeição estará incluída. Cerca de 20% do cardápio oferecido nos voos será com produtos orgânicos e haverá também sucos e smoothies naturais à venda.

    > Estacionamento gratuito

    Para quem vai viajar e não quer gastar uma fortuna com o carro parado no aeroporto, a Joon irá oferecer estacionamento gratuito. Mas há uma pegadinha… para isso o carro do passageiro será alugado durante sua viagem. O serviço é uma parceria com a empresa Travelcar. Para quem não quiser alugar seu carro, a empresa aérea oferecerá vagas que custam entre 40% e 70% a menos que estacionamentos tradicionais.

    > Viagem surpresa

    Em parceria com a Waynabox, a empresa aérea oferecerá um serviço de viagem com destino surpresa. Basta entrar no site, dizer a quantidade de pessoas e escolher as datas. A Joon cuidará do resto e alguns dias antes da viagem a pessoa recebe o kit completo: destino, horários dos voos, local em que irá se hospedar e um guia da cidade.

    Continua após a publicidade

    > Reservas

    Já é possível comprar passagens através do site da Joon ou do aplicativo da Air France.

     

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.