Síria: menina de olhos azuis foi encontrada sozinha e sorrindo?
Fotos mostram uma garota com as roupas sujas; texto diz que ela estava sozinha e, alheia aos problemas, sorria no meio da guerra
Difícil não se comover com imagens de guerra. Principalmente com aquelas que mostram o retrato de uma infância perdida, com crianças no meio do conflito.
Nos últimos dias, fotos de uma garota de olhos azuis, com a roupa e o rosto sujos, viralizaram na internet. Uma mensagem dizia: “Encontrada sozinha no meio da guerra da Síria. Mesmo assim ao ver pessoas, ela sorri, mal ela sabe o que está acontecendo. E você já agradeceu o dia de hoje? #Prayforsiria”.
Em outro post, o texto era: “Seu mundo caindo e ela sorrindo. Essa Princesa foi encontrada sozinha durante o bombardeio da Síria, e sem saber o que está acontecendo ela sorri”.
https://www.instagram.com/p/Bf63Cp9B9er/?tagged=prayforsiria
Só o post no Instagram da atriz Giovanna Antonelli teve mais de 109 000 curtidas.
https://www.instagram.com/p/Bf7NEC-hTxq/
No entanto, a informação não está totalmente correta. A menina, apesar de ter passado por episódios traumáticos, não “foi encontrada sozinha” no momento do clique. O autor das imagens, o fotógrafo Ahmad Al-Sabouni, usou o sua página no Facebook para desmentir os boatos.
Ele fez dois posts para contar a verdadeira história. No primeiro, as fotos mostram a menina com as mesmas roupas sujas, aparentemente no mesmo dia e local das imagens que ganharam o mundo. Desta vez, porém, ela está acompanhada de outras crianças, o que, na prática, desmonta a ideia de que ela estava sozinha.
Na outra postagem, ela está limpa, e com os cabelos penteados, aparentemente no colo de um adulto.
Al-Sabouni conta que a menina se chama Sidra e mora na cidade de Homs. Ele diz que, apesar de a garota ter perdido dois irmãos na guerra, ela não está sozinha. Ela vive com os pais, que estão vivos e saudáveis, numa área segura do país, chamada Bab-Houd, sob controle do governo sírio.
Agora você também pode colaborar com o Me Engana que Eu Posto no combate às notícias mentirosas da internet. Recebeu alguma informação que suspeita – ou tem certeza – ser falsa? Envie para o blog via WhatsApp, no número (11) 9 9967-9374.