Internautas têm compartilhado nas redes sociais e no WhatsApp desde o início desta semana um vídeo que mostraria um deputado federal brasileiro registrando malandramente, no sistema da Câmara, as presenças de colegas que faltaram ao trabalho nos dias de Carnaval.
As imagens, no entanto, não foram feitas na Câmara dos Deputados e o homem filmado não é uma Excelência tupiniquim. O vídeo foi registrado no Parlamento da Ucrânia, como se pode ver logo no início dele, quando pequenas bandeiras do país europeu aparecem sobre a bancada de um dos parlamentares ucranianos.
O tuíte reproduzido abaixo, em que internautas citam Verkhovna Rada, Parlamento ucraniano, mostra que o vídeo circulou no país em meados de 2017:
Дежурный по кнопочкам в Верховной раде. pic.twitter.com/bkm8zuK2HP
— Маня Папироскина (@UsuallyManya) June 10, 2017
Outro elemento a indicar que o vídeo não foi feito na Câmara, mas no Legislativo da Ucrânia, é uma simples comparação entre os espaços físicos da Casa e do Parlamento do país europeu. As poltronas dos deputados ucranianos, assim como mostram as imagens, são vermelhas, enquanto as dos brasileiros são verdes, cor que caracteriza a Câmara. Veja na imagem abaixo:
Além disso, as presenças dos deputados federais brasileiros não são registradas por meio de um cartão, mas biometricamente, isto é, através da digital dos parlamentares. Ou seja, não há como outras pessoas, como colegas e assessores, por exemplo, limparem a barra de deputados faltosos.
A imagem e o vídeo abaixo mostram, respectivamente, as diferenças entre o sistema de registro de presença e voto no plenário da Câmara e como o mesmo procedimento é feito no Parlamento da Ucrânia.
Mesmo que fosse possível que um deputado registrasse presença em nome de outros no Brasil, isso não seria necessário durante o Carnaval. Conforme o site da Câmara, o plenário da Casa não teve sessões na última segunda-feira, 12 de fevereiro, na terça-feira, 13 de fevereiro, e nem na quarta-feira de Cinzas, 14 de fevereiro. A agenda foi retomada às 14h desta quinta-feira, 15, com uma sessão não deliberativa de debates.
Agora você também pode colaborar com o Me Engana Que eu Posto no combate às notícias mentirosas da internet. Recebeu alguma informação que suspeita – ou tem certeza – ser falsa? Envie para o blog via WhatsApp, no número (11) 9 9967-9374.