Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês

Me Engana que Eu Posto

Por Coluna Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
A verdade por trás de manchetes falsas que se espalham pela internet. Editado por João Pedroso de Campos.
Continua após publicidade

‘De paletó’, comandante do Exército critica políticos em vídeo?

Comentário falsamente atribuído ao general Eduardo Villas Bôas no Facebook foi feito, na verdade, pelo historiador Marco Antonio Villa

Por João Pedroso de Campos Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 13 mar 2018, 17h36 - Publicado em 23 fev 2018, 22h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O comandante do Exército, general Eduardo Villas Boas, durante audiência pública na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado, em Brasília (DF) - 22/06/2017
    O comandante do Exército, general Eduardo Villas Boas, durante audiência pública na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado, em Brasília (DF) - 22/06/2017 (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

    Na onda de notícias falsas que sucede o decreto de intervenção federal na segurança pública do Rio de Janeiro, viralizou no Facebook nesta semana uma postagem segundo a qual “o comandante do Exército já tá de paletó! E mandou um recado que os brasileiros querem ouvir”.

    O vídeo com críticas à classe política, falsamente atribuído ao general Eduardo Villas Bôas, comandante do Exército, foi compartilhado nada menos que 844.623 vezes a partir do perfil de uma usuária na rede social desde o último dia 17 de fevereiro.

    villa
    (Reprodução/Reprodução)

    O homem que aparece no vídeo crítico à classe política brasileira, no entanto, não é Villas Bôas, tampouco o interventor da segurança pública fluminense, general Walter Braga Netto, mas o historiador e comentarista político Marco Antonio Villa. O comentário de Villa, reproduzido no Facebook como se fosse uma fala do comandante do Exército, foi feito no Jornal da Cultura no dia 15 de novembro de 2017. Veja abaixo:

    Continua após a publicidade

    https://www.youtube.com/watch?v=TClUQC0MQ38&t=19s

    Embora haja alguma semelhança entre os sobrenomes de Marco Antonio Villa e Eduardo Villas Bôas, a imagem abaixo mostra que, fisicamente, não há como se confundir:

    O comandante do Exército Eduardo Dias da Costa Villas Bôas e o historiador Marco Antonio Villa
    O comandante do Exército, Eduardo Dias da Costa Villas Bôas, e o historiador Marco Antonio Villa (Marcos Oliveira/Agência Senado)

     

    Agora você também pode colaborar com o Me Engana Que eu Posto no combate às notícias mentirosas da internet. Recebeu alguma informação que suspeita – ou tem certeza – ser falsa? Envie para o blog via WhatsApp, no número (11) 9 9967-9374.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    3 meses por 12,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.