Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês

Matheus Leitão

Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Blog de notícias exclusivas e opinião nas áreas de política, direitos humanos e meio ambiente. Jornalista desde 2000, Matheus Leitão é vencedor de prêmios como Esso e Vladimir Herzog
Continua após publicidade

Voz de Portinari será exibida pela primeira vez em festival literário

Gravação inédita do pintor é descoberta pela família e será revelada no III FliItabira, que contará com 'conversa' do próprio artista com Drummond

Por Matheus Leitão Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 4 jun 2024, 10h22 - Publicado em 8 out 2023, 17h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Parte da revolução cultural que festivais literários têm gerado no interior do Brasil, o III FliItabira conseguiu um feito histórico a ser apresentado no dia 31 de outubro: o público vai ouvir – em alto e, neste caso, verdadeiramente muito bom som – uma inédita leitura de cartas entre o poeta Carlos Drummond de Andrade e o pintor Candido Portinari.

    Sim, com a voz dos dois.

    Mas como isso é possível, se os dois morreram no século passado?

    É que o festival, que vai até 5 de novembro e terá o tema “Arte, Literatura e Correspondências”, conseguiu sintetizar a voz de Drummond e de Portinari.

    O processo de conseguir esse feito tecnológico já é o suficiente para dizer que, de certa forma, o festival começou antes da abertura da programação.

    Continua após a publicidade

    Pesquisadores da Engenharia Eletrônica da UNIFEI, de Itabira, liderados pelo professor Juliano Montemor, conseguiram sintetizar a voz de Drummond. Em seu caso, o poeta deixou centenas de entrevistas e leituras de poemas.

    Saber que Drummond estará lendo um texto inédito seria o suficiente para comemorar o festival, mas os pesquisadores da universidade federal conseguiram ir além.

    Gravações com a voz de Portinari não são conhecidas. Recentemente, contudo, o Projeto Portinari, presidido por João Candido Portinari, filho do pintor, descobriu uma entrevista dele, em 1946, para uma rádio francesa (foto). Portinari fala por somente 59 segundos. É o único registro.

    Continua após a publicidade

    Através de um trabalho árduo, os mesmos pesquisadores da UNIFEI conseguiram sintetizar a voz de Portinari, como fizeram com a de Drummond.

    Ou seja, será um acontecimento histórico. O público do festival vai ouvir a voz sintetizada de Drummond lendo cartas endereçadas a Portinari e este a responder, com uma inédita voz também sintetizada. Ademais, será a primeira vez que ouviremos a voz real do pintor, na entrevista para a rádio francesa.

    MAIS SOBRE O EVENTO LITERÁRIO 

    Continua após a publicidade

    A abertura contará também com Pedro Drummond, neto do Poeta, e João Candido lendo algumas das cartas, presencialmente.

    “Cada edição de um festival literário tem uma história diferente, um modo de fazer, tem um lugar-comum: uma narrativa. Começa sempre um pouco antes do festival do ano anterior terminar – com o nublar do domingo, sempre o  último dia, mas quando, oficialmente, o próximo festival inicia. A gestão anual praticamente nos obriga a agir assim”, explica Afonso Borges, curador do festival e idealizador do tradicional “Sempre um papo”.

    Sendo esta a terceira edição do Flitabira, uma nova história tem que ser desenhada, mas olhando firme para o legado das anteriores. Se a ideia é não repetir acontecimentos e criar outros, sempre inovadores, o festival da cidade mineira promete escrever um inesquecível novo capítulo dessa revolução cultural no interior do país.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    1 Mês por 4,00

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.