Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês

Matheus Leitão

Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Blog de notícias exclusivas e opinião nas áreas de política, direitos humanos e meio ambiente. Jornalista desde 2000, Matheus Leitão é vencedor de prêmios como Esso e Vladimir Herzog
Continua após publicidade

Últimas pesquisas trazem um duro choque de realidade para Lula

Entenda

Por Matheus Leitão Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 12 abr 2022, 21h06 - Publicado em 9 abr 2022, 12h13
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Brazil´s former President (2003-2010) Luiz Inacio Lula da Silva (R) and former Sao Paulo's Governor Geraldo Alckmin are seen during a meeting of their parties, the Brazilian Socialist Party (PSB) and the Workers Party (PT) in Sao Paulo, Brazil, on April 08, 2022 (Photo by Felipe ARAUJO / AFP)
    O ex-governador Geraldo Alckmin (PSB) e o ex-presidente Lula (PT) - (Felipe Araujo/AFP)

    O ex-presidente Lula precisa mudar a estratégia de campanha. Além de parar de cometer erros que podem custar caro, o petista precisa sentar e traçar um plano para parar o crescimento do seu principal adversário.

    Como esta coluna vem mostrando ao longo das semanas, Jair Bolsonaro está vivo na disputa e vê seus números em uma curva crescente enquanto Lula permanece estagnado ou até em queda em alguns cenários.

    Seja pelo orçamento secreto, seja pela liberação de verbas, ou pelo acordo com o Centrão, famoso “toma lá, dá cá”, o presidente está conseguindo conquistar espaço e mostra que tem mais força do que o PT imaginava.

    Veja, a seguir, os dados das últimas grandes pesquisas que mostram o banho de água fria que Bolsonaro está dando em Lula.

    Continua após a publicidade

    24 de março: pesquisa do Datafolha mostrou Lula com 43% das intenções de voto em um primeiro turno contra 26% de Bolsonaro. No levantamento anterior do Datafolha, Lula tinha 48% dos votos, ou seja, caiu. Em contrapartida, o atual presidente saiu dos 22% e ganhou quatro pontos percentuais.

    6 de abril: pesquisa Ipespe mostrou Lula com 44% dos votos e Bolsonaro com 30% no primeiro turno. O levantamento anterior desse mesmo Instituto, divulgado em 25 de março, mostrava Lula com os mesmos 44% e Bolsonaro com 26%. Também nesse caso, o presidente ganhou quatro pontos.

    6 de abril: pesquisa do Instituto Gerp mostrou um cenário ainda mais acirrado. Lula teria 37% dos votos contra 35% de Bolsonaro no primeiro turno. Um empate técnico preocupante para os petistas. O levantamento anterior do Gerp, divulgado em março, mostra Lula com 38% dos votos e Bolsonaro com 31%. Ou seja, o ex-presidente perde um ponto. Bolsonaro ganha quatro.

    Continua após a publicidade

    7 de abril: a pesquisa Genial/Quaest  mostra Lula com 45% dos votos e Bolsonaro com 31%. Em março, no levantamento anterior, Lula tinha 46% e Bolsonaro tinha 26% no primeiro turno. Ou seja, o petista caiu e o presidente subiu cinco pontos, uma evolução ainda maior do que nas três pesquisas apontadas acima.

    A eleição que parecia garantida para o PT no fim do ano passado mudou bastante.

    Agora, Bolsonaro vem reconquistando espaço e mostra que quem tem a máquina pública nas mãos sempre dá trabalho numa corrida eleitoral. Resta saber se Lula vai conter o cenário que está se desenhando.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    1 Mês por 4,00

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.