Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana

Matheus Leitão

Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Blog de notícias exclusivas e opinião nas áreas de política, direitos humanos e meio ambiente. Jornalista desde 2000, Matheus Leitão é vencedor de prêmios como Esso e Vladimir Herzog
Continua após publicidade

Por que Lula acertou sobre a Venezuela

Ou… os próximos passos do afastamento entre presidente brasileiro e Maduro

Por Matheus Leitão Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 30 out 2024, 21h34 - Publicado em 30 out 2024, 20h24
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A nova escala de esfriamento das relações diplomáticas da Venezuela com o Brasil é um degrau que deve ser comemorado por parte da esquerda brasileira e com muito afinco pelo governo Lula.

    Não digo o PT porque a legenda resolveu fechar os olhos mais uma vez para o horror do regime chavista, que fraudou mais um processo eleitoral e persegue opositores e jornalistas, muitos com o uso abominável da tortura.

    É que nesta quarta-feira, 30, o governo ditatorial de Nicolás Maduro convocou para consultas o embaixador do país no Brasil, Manuel Vadell, no mais novo capítulo do estremecimento diplomático entre os dois países.

    O presidente Lula, com razão, tem pedido os registros eleitorais que comprovariam a vitória nas eleição presidencial de julho, declarada país, mas que boa parte do mundo sabe ser mentira.

    A ideia do Palácio do Planalto e do Itamaraty, segundo apurou a coluna, é não aumentar estresse neste momento, dando sinais diplomáticos semelhantes, mas também não retroceder no posicionamento sobre a absurda declaração de vitória de Maduro sem provas.

    Continua após a publicidade

    Faz bem! Muito bem.

    Lula e Celso Amorim, assessor especial da Presidência da República que pode ser considerado persona non grata na Venezuela, tem agido corretamente não só ao exigir comprovações mas ao bloquear a entrada do país nos Brics.

    Até politicamente é bom para Lula e o seu terceiro governo. Internamente e externamente. Mas o mais importante não é isso. É ser finalmente coerente sobre o velho discurso da esquerda de que os valores democráticos são inegociáveis.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.