Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Matheus Leitão

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog de notícias exclusivas e opinião nas áreas de política, direitos humanos e meio ambiente. Jornalista desde 2000, Matheus Leitão é vencedor de prêmios como Esso e Vladimir Herzog
Continua após publicidade

Por que é tão difícil escutar Marina Silva?

Querem culpar quem nunca cruzou os braços diante das ameaças ao meio ambiente

Por Matheus Leitão Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 13 set 2024, 18h52 - Publicado em 13 set 2024, 18h46

Por décadas, Marina Silva tem sido uma defensora incansável do meio ambiente, mantendo uma coerência rara no meio político, sem ceder às conveniências que tantas vezes pautam as decisões governamentais. Aqui mesmo na coluna, tratamos inúmeras vezes de suas manifestações, alertas e previsões sobre as graves consequências das mudanças climáticas e a urgência de políticas ambientais efetivas.

Neste momento, em que parte do país é assolada por seca e queimadas, enquanto outra região tenta se recuperar das piores enchentes de sua história, setores da imprensa e da sociedade parecem querer colocar a culpa justamente em quem nunca cruzou os braços diante das ameaças ao meio ambiente.

A história e a ciência têm mostrado que Marina sempre esteve certa. Eventos extremos, como as queimadas intensificadas, a seca prolongada e as inundações catastróficas, validam suas previsões e sua incansável tentativa de mobilizar governos e a sociedade para mudar o modo de agir.

A questão persistente é: por que é tão difícil para os líderes e a população em geral ouvir e agir baseados nas recomendações de uma especialista dedicada, internacionalmente admirada e comprovadamente correta? Sem a influência de Marina, a situação ambiental no Brasil provavelmente estaria muito pior.

O país e o mundo fariam bem em não apenas ouvir, mas agir com base em suas palavras. A história nos mostrará que Marina não foi o problema, como alguns irresponsavelmente tentam acusá-la em meio à crise, mas sim uma voz fundamental que sempre indicou os caminhos para soluções que foram amplamente ignoradas.

Talvez lhe falte a picardia dos picaretas, sempre tão eloquentes na arte de iludir aqueles que preferem mentiras confortáveis à dura realidade.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.