Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana

Matheus Leitão

Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Blog de notícias exclusivas e opinião nas áreas de política, direitos humanos e meio ambiente. Jornalista desde 2000, Matheus Leitão é vencedor de prêmios como Esso e Vladimir Herzog
Continua após publicidade

Por que a punição do TSE vai ser pequena para Bolsonaro

Entenda

Por Matheus Leitão Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 15 Maio 2024, 23h41 - Publicado em 22 jun 2023, 07h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Ao que tudo indica, o Brasil começará a expurgar do front político – até porque nunca abandonará os bastidores – aquele que mais conspirou contra os fundamentos da República desde a redemocratização: Jair Bolsonaro.

    Se confirmada a tendência pela inelegibilidade no Tribunal Superior Eleitoral nesta quinta, 22, o líder da extrema direita vai perder os direitos políticos por oito anos.

    Ufa! Finalmente.

    Parece muito, mas não é. É pouco. Muito pouco para quem desonrou a Presidência por quatro anos, atacou a Constituição e os outros poderes. 

    Bolsonaro deveria ter sido cassado ao defender ditadores, o fuzilamento de FHC, o torturador Carlos Alberto Brilhante Ustra, a tortura em si, ou quando cuspiu no busto de Rubens Paiva em frente de seus familiares. 

    Continua após a publicidade

    E esses são só alguns exemplos. Tem mais, muito mais. Nem entramos no comportamento abjeto do ex-presidente na pandemia.

    O que está sendo julgado hoje é a famigerada reunião com embaixadores na qual, usando todo o aparato do Palácio do Planalto e da TV Brasil, Bolsonaro feriu a lisura do processo eleitoral brasileiro perante o mundo.

    É grave? Sim, gravíssimo porque envolve fake news, a presidência da República, abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação.

    Continua após a publicidade

    Tudo isso precisa ser punido, não só para disciplinar quem se achava inimputável mas para deixar como exemplo para o futuro do país.

    Mesmo com um eventual pedido de vista, esperado por muitos bolsonaristas, o julgamento terá finalmente começado. E o Brasil iniciado um processo histórico, começando a fazer Justiça para muitos. O que quero dizer é que, mesmo que a Justiça tarde, ela não pode falhar. Especialmente, relacionada a esse senhor.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.